AS PLANTAS MEDICINAIS
Planta Medicinal é uma planta que contém substâncias bio-ativas com propriedades terapêuticas, profiláticas ou paliativas. Muitas destas plantas são venenosas ou pelo menos levemente tóxicas, devendo ser usadas em doses muito pequenas para terem o efeito desejado. Existe um grande número de espécies em todo o mundo, usadas desde tempos pré-históricos na medicina popular dos diversos povos. As plantas medicinais são utilizadas pela medicina atual (fitoterapia) e suas propriedades são estudadas nos laboratórios das empresas farmacêuticas, a fim de isolar as substâncias que lhes conferem propriedades medicinais (princípio ativo) e assim, produzir novos fármacos.
Cada planta seja ela fruto ou fruta, legumes ou verduras ou ervas medicinais, tem seu valor e sua importância na natureza, inclusive para nós, seres humanos. Durante minhas publicações vou descrever as importâncias das plantas para a nossa saúde. Vejamos hoje algumas:
Canela - casca Cinnamomum zeylanicumA canela, além de ser utilizada como condimento, é considerada como um estimulante e afrodisíaco, porque eleva a pressão sangüínea. É usada, ainda, em lavagens no combate a germes que atacam o couro cabeludo.
Arruda- é freqüentemente utilizada em forma de cataplasma nas dores reumáticas e nas nevralgias.O cozimento desta erva com um pouco de vinagre é empregado somente para lavar os cabelos. Ajuda a matar piolhos.
Nabo- cuja raiz constitui um alimento muito nutritivo, atua nas funções do sistema gastrintestinal, auxiliando a digestão e o trânsito dos alimentos no estômago e no intestino.Além de ser eficaz no tratamento das gengivites e amidalites, o nabo também fortalece os rins e aumenta a produção dos hormônios sexuais.Sua ação auxilia na prevenção da hipertensão arterial sobre as lesões vasculares e promove uma limpeza no sangue, evitando o envelhecimento das células do corpo.
Pepino-Rico em potássio, o pepino elimina o excesso de sólido e os catabólicos, limpando o sangue, principalmente do ácido úrico. Isso auxilia na melhora das funções de todos os órgãos. Além de promover a diurese e a limpeza do sangue, age neutralizando e eliminando as toxinas do organismo. Para desintoxicar o sangue, a dica é fazer um delicioso suco de pepino com cenoura. Seu uso também é empregado externamente sobre rachaduras causadas pelo frio e sobre as espinhas.Sua ação refrescante auxilia a eliminar o calor e a umedecer a pele.
A couve, por ser rica em vitaminas e sais minerais, é um vegetal muito importante na alimentação e na prevenção e cura de várias enfermidades.O suco extraído de suas folhas age fortalecendo e evitando a queda dos cabelos, cura úlceras gástricas e age como vermífugo. Cozida, seu caldo é indicado nas afecções da pele, tosse, rouquidão e nas enfermidades pulmonares. A couve é usada em forma de cataplasma nas úlceras varicosas e feridas crônicas, obtendo grande êxito.
A alface- promove a circulação de energia do organismo, evita as estagnações que podem ocorrer no trair to digestivo (dores abdominais e diarréias) e no fígado. Suas propriedades também ajudam a combater a insônia, a vertigem a icterícia e o reumatismo. A alface merece um especial interesse, não só pelo seu valor alimentício, mas também por suas virtudes medicinais.
Abóbora ou Jerimum, fruto da aboboreira, é uma designação popular atribuída a diversas espécies de plantas da família Cucurbitaceae (ordem Cucurbitales), nomeadamente às classificadas nos géneros:
Existem vários tipos de abóboras, que variam de tamanho, formato, cor e peso. As que apresentam melhor qualidade são as de casca dura, polpa rígida, pequenas I e pesadas. A casca das abóboras contém grandes quantidades de clorofila, necessária à produção de sangue.A abóbora tem ação fortalecedora sobre os rins, promove o aumento da diurese e age sobre a próstata, diminuindo ou evitando a hipertrofia da mesma. A abóbora é de fácil digestão e age regulando a função do intestino, fortalecendo o pâncreas e trabalhando no aumento da produção de insulina.Contém grande quantidade de ferro, cálcio e fósforo. Ingerindo a abóbora crua, obtêm-se 10% de aproveitamento dos carotenos, cozida em água 30%, e cozida em óleo vegetal sobe para 90% o aproveitamento.
Vamos utilizar as plantas!!!!!!!!