Importância da Alimentação
Uma alimentação saudável é um ingrediente essencial para a promoção da saúde e a redução do risco de doenças crónicas. Programas de prevenção de doenças colaboram na diminuição dos custos com doenças que crescem a cada ano.
As quantidades de porções que uma pessoa necessita, por dia, dependem do seu tamanho (peso e altura), sexo, idade e do seu nível de atividade física. Mas a proporção entre as porções é sempre a mesma, mesmo para indivíduos com gastos energéticos bem diferentes uns dos outros
Vegetais
São vários os motivos para comer bastantes vegetais. Não somente os alimentos de origem vegetal ajudam a diminuir a gordura na dieta e controlar o peso corporal, mas também ajudam a combater doenças.
Comer bastantes vegetais para assegurar uma dieta rica em vitaminas, minerais, fibras alimentares e outras substâncias que poderiam combater o câncer, como antioxidantes (beta-caroteno e vitaminas A e C).
Alimentos Transgênicos
Os alimentos transgênicos são produtos (sobretudo vegetais ou frutas) geneticamente modificados, em que um gene de um organismo é inserido noutro, de modo a transmitir-lhe uma propriedade específica. Um dos casos mais conhecidos é o dos morangos, que vêem o seu ADN modificado com a inclusão de um gene pertencente a um peixe do árctico, que lhes permite suportar melhor o frio.
Fruta
A fruta assume grande importância na nossa alimentação devido ao seu contributo nutricional. De fato, a fruta é rica em vitaminas, minerais e fibra, esta última com capacidade de regularizar o trânsito intestinal e evitar algumas situações de obstipação (desde que acompanhada com a ingestão adequada de água e algum exercício físico).
Com a excepção do abacate, rico em ácidos gordos insaturados, a fruta é pobre em gorduras, tal como em proteínas, que são praticamente ausentes. Há frutas mais açucaradas (bananas, uvas, figos doces e maduros) e outras menos (morangos, framboesas, amoras, melancias e melões). Kiwis, laranjas e demais citrinos, morangos, amoras e maracujás são as frutas mais ricas em vitamina C. O caroteno (ou provitamina A) abunda nos frutos de polpa mais colorida.
Na generalidade, frutos maduros e mastigados com cuidado são fáceis de digerir. Algumas variedades de maçãs, bananas e frutos colhidos muito verdes podem pesar no estômago e causar gases. As saladas de fruta preparadas algum tempo antes de serem comidas perdem algumas vitaminas, por oxidação, tornando-se mais pobres à medida que o tempo decorre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário