A fitoterapia tem se tornado cada vez mais popular entre os povos de todo o mundo. Há inúmeros medicamentos no mercado que utilizam em seus rótulos o termo "produto natural". Produtos à base de ginseng, carqueja, guaraná, confrei, ginko biloba, espinheira santa e sene são apenas alguns exemplos. Eles prometem, além de maior eficácia terapêutica, ausência de efeitos colaterais. Grande parte utiliza plantas da flora estrangeira ou brasileira como matéria-prima. Os medicamentos à base de plantas são usados para os mais diferentes fins: acalmar, cicatrizar, expectorar, engordar, emagrecer e muitos outros.
É essa utilização das plantas para o tratamento de doenças que constitui, hoje, um ramo da medicina conhecido como fitoterapia. A fitoterapia, apesar de ser considerada por muitos como uma terapia alternativa, não é uma especialidade médica, como a homeopatia ou a acupuntura, e se enquadra dentro da chamada medicina alopática.
O uso das plantas como remédio é provavelmente tão antigo quanto a própria humanidade. Nas Ilhas Oceânicas, por exemplo, há séculos a planta kava kava (Piper methysticum) é usada como calmante. Durante muito tempo, foi utilizada em cerimônias religiosas, para um tipo de "efeito místico". Depois, cientistas alemães comprovaram que seu extrato tem efeito no combate à ansiedade.
No entanto, é preciso ter cautela. A crença popular de que as plantas não fazem mal, estimulada ainda mais por fortes apelos de marketing, faz com que o quadro fique um tanto distorcido. "Havia um conceito pré-estabelecido, popular, de que o que vem da natureza não faz mal. Isso não é correto", lembra Elisaldo Carlini, pesquisador do Departamento de Psicofarmacologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Quem é que não sabe que a planta conhecida como "Comigo ninguém pode" é extremamente tóxica e pode matar? E afinal, estricnina, morfina e cocaína também são produtos naturais.
Todo medicamento, inclusive os fitoterápicos, deve ser usado segundo orientação médica. É claro que dificilmente chega-se a uma overdose de chá de boldo. Mas há ainda muitas plantas cujos efeitos não são bem conhecidos e seu uso indiscriminado pode prejudicar a saúde. Por outro lado, vários estudos científicos comprovam que a fitoterapia pode oferecer soluções eficazes e mais baratas para diversas doenças.
Para Carlini, os preconceitos em relação ao uso de fitoterápicos estão diminuindo. "O uso da fitoterapia como prescrição até há pouco tempo não era aceito pelos próprios cientistas. Ela era considerada uma medicina inferior, alternativa, principalmente por conta dos benefícios propagados por aproveitadores e charlatões. Era vista como 'medicina popular`, desenvolvida à base de plantas que podiam ser encontradas na quitanda, na loja de artigos de umbanda, casas de chás, praças, etc", diz.
Segundo o pesquisador, o conceito de uso dos fitoterápicos vem sendo modificado graças a produtos que os próprios médicos vêm utilizando e que têm base científica comprovada: "O crescimento do uso de fitoterápicos deve-se à competência científica de estudar, testar e recomendar o uso de determinadas plantas para usos específicos", afirma.
É considerado fitoterápico toda preparação farmacêutica (extratos, tinturas, pomadas e cápsulas) que utiliza como matéria-prima partes de plantas, como folhas, caules, raízes, flores e sementes, com conhecido efeito farmacológico. O uso adequado dessas preparações traz uma série de benefícios para a saúde humana ajudando no combate a doenças infecciosas, disfunções metabólicas, doenças alérgicas e traumas diversos, entre outros. Associado às suas atividades terapêuticas está o seu baixo custo; a grande disponibilidade de matéria-prima (plantas), principalmente nos países tropicais; e a cultura relacionada ao seu uso.
quarta-feira, 18 de novembro de 2009
FITOTERAPIA
O que é a fitoterapia? Fitoterapia é a utilização de vegetais em preparações farmacêutica (extratos, pomadas, tinturas e cápsulas) para auxílio ao tratamento de doenças, manutenção e recuperação da saúde. Fitoterapia vem do idioma grego e quer dizer "tratamento" (therapeia) "vegetal" (phyton). O uso de plantas medicinais na fitoterapia vai desde as formas mais empíricas e tradicionais até as científicas.
A fitoterapia acompanha a humanidade desde os povos primitivos, que já utilizavam plantas medicinais para curar doenças, e hoje em dia vem ganhando cada vez mais popularidade no mundo todo.
Porém, é preciso ter cautela ao utilizar a fitoterapia, uma vez que um produto natural não significa necessariamente que seja livre de efeitos colaterais. Todos os medicamentos, inclusive os fitoterápicos, devem ser usados com orientação médica.
No Brasil, desde março de 2004, a Anvisa estabeleceu regulamentação para garantia da qualidade do medicamentos fitoterápicos para o consumidor. Para isso, exige a reprodutibilidade dos fitoterápicos fabricados com os lotes desses medicamentos produzidos com a mesma quantidade de um conjunto de moléculas denominado marcador. Outro critério obrigatório é a comprovação da eficácia e segurança dos medicamentos fitoterápicos.
A fitoterapia acompanha a humanidade desde os povos primitivos, que já utilizavam plantas medicinais para curar doenças, e hoje em dia vem ganhando cada vez mais popularidade no mundo todo.
Porém, é preciso ter cautela ao utilizar a fitoterapia, uma vez que um produto natural não significa necessariamente que seja livre de efeitos colaterais. Todos os medicamentos, inclusive os fitoterápicos, devem ser usados com orientação médica.
No Brasil, desde março de 2004, a Anvisa estabeleceu regulamentação para garantia da qualidade do medicamentos fitoterápicos para o consumidor. Para isso, exige a reprodutibilidade dos fitoterápicos fabricados com os lotes desses medicamentos produzidos com a mesma quantidade de um conjunto de moléculas denominado marcador. Outro critério obrigatório é a comprovação da eficácia e segurança dos medicamentos fitoterápicos.
Dicas de Saúde
ALGUMAS DICAS DE SAÚDE
- Faça exercícios físicos, trabalho físico, movimentação do corpo, dança, expressão corporal, Tai-Chi-Chuan, artes marciais, capoeira...de preferência em contato com o ar puro e a natureza;
- Não perseguir obstinadamente fama, fortuna, reconhecimento público, notoriedade. Pois neles não há sentido existencial verdadeiro nem realização interior autêntica, mas atraem inveja, ciúme, inimizade, falsa amizade e trazem a ansiedade, depressão...
- Evite vida tensa, agitada, ansiosa..., evitando stress, estafa, enfarte, úlcera, distúrbios psíquicos e sexuais, neurastenia...
- Não fume evitando alterações nervosas, bronquite tabágica, alterações de circulação arterial, diminuição do oxigênio do sangue e dos tecidos (grande parte das doenças ocorrem se o organismo estiver pobre de oxigênio), câncer, gastrite, inapetência, impotência, enfisema pulmonar, perturbações da memória, alterações do sabor e do olfato, etc.
- Evite álcool com freqüência, pois ele provoca nervosismo, ansiedade, depressão, neurite alcoólica, perturbações visuais, diminuição da resistência orgânica, hepatite, cirrose hepática, pressão alta, inflamações, câncer do estômago, irritação da mucosa, agressividade, tendência ao enfarte e até delirium-tremens, coma e morte.
- Evite muita freqüência às festas intensas, banquetes, trocar o dia pela noite, comer excessivamente, morar em ambientes úmidos, longe da luz do sol.
- Evite a automedicação a qualquer sintoma como febre, dor de cabeça, mal-estar, principalmente com drogas alopáticas. Dê sempre preferência a ervas medicinais, homeopatia, do-in, relaxamento, jejum, etc.
- Antes de usar qualquer medicamento, mesmo por indicação médica, leia sempre a bula, questione seu médico sobre os efeitos colaterais, pois muitas vezes eles são piores que a doença tratada. Não aceite cirurgias sem procurar outras opiniões profissionais, a não ser em casos de emergência.
- Evite sapatos muito altos pois podem provocar alterações da coluna, como escolioses, lordoses, sifoses, dores musculares, etc. Cosméticos, xampus, brilhos, bases, cremes sintéticos, etc., pois não deixam a pele respirar direito e a envelhecem. Dê preferência aos cosméticos naturais, máscaras biológicas, sauna, banhos de luz, hidroterapia, acupuntura cosmética, que são benefícios para a pele.
- Dê prioridade a alimentos naturais, cereais integrais, frutas, legumes, raízes, pão integral puro, mel, etc.Eles evitam intoxicações e fortalecem o organismo tornando-o mais saudável.
- Evite alimentar-se à noite, pois provoca envelhecimento precoce, obesidade, gordura abdominal, cansaço matinal, desenvolvimento de falta de memória.
- Dê prioridade aos restaurantes naturais, vegetarianos, macrobióticos, aos sucos vegetais, saladas.
- Evite açúcar branco e cafezinho em abundância, pois diminuem a resistência orgânica, provoca depressão, melancolia, adinamia, fraquezas, instabilidade emocional, fomes repentinas, ansiedade, nervosismo e irritação, etc.
- Não consumir tudo o que é indicado pela propaganda na TV, rádio, outdoors e demais veículos de vendas.
- Não ficar tempo excessivo assistindo televisão, jogando videogame, vendo filmes de violência, de guerra ou pornográficos, usando computador... Evite assistir à televisão comendo biscoitos doces em abundância e a todo instante ir beliscar uma coisinha na geladeira...
- Alimente-se moderadamente. Evite carne, açúcar, refrigerantes, chocolates, docinhos, enlatados, salsichas, etc. Tudo isso provoca fermentações, putrefações intestinais, baixa da resistência orgânica, desequilíbrios orgânicos que se assentuarão com o tempo (produzindo dores, febres, azias ...). Evite comer toda hora, pois altera o ciclo biológico natural favorecendo a prisão de ventre, obesidade, pressão alta, infecções e inflamações, tumores, ansiedade, sentimento de culpa, barriga grande...
- Evite levar com muita frequência as crianças em festinhas de aniversário onde reinam as guloseimas carcinogênicas, descalcificantes, redutoras de resistência orgânica, favorecedoras das amigdalites, tosses, febres, bronquites, crises de asma, urinas noturnas, dificuldades escolares de fundo alimentar...
- Evite feijoada e carne de porco com muita frequência, pois pode desencadear, elevação do colesterol e dos triglicerídios, arteriosclerose, pressão alta, angina pectoris, reumatismo, artrite, gota, lipomatose, cistos sebáceos, envelhecimento precoce, distúrbios da vesícula biliar, gastrite, colite, enterite, hemorróidas, varizes, retenção de líquidos, distensão abdominal, glaucoma e uma grande quantidade de outras doenças. A feijoada em lata, provoca efeitos mais intensos ainda.
- Faça exercícios físicos, trabalho físico, movimentação do corpo, dança, expressão corporal, Tai-Chi-Chuan, artes marciais, capoeira...de preferência em contato com o ar puro e a natureza;
- Não perseguir obstinadamente fama, fortuna, reconhecimento público, notoriedade. Pois neles não há sentido existencial verdadeiro nem realização interior autêntica, mas atraem inveja, ciúme, inimizade, falsa amizade e trazem a ansiedade, depressão...
- Evite vida tensa, agitada, ansiosa..., evitando stress, estafa, enfarte, úlcera, distúrbios psíquicos e sexuais, neurastenia...
- Não fume evitando alterações nervosas, bronquite tabágica, alterações de circulação arterial, diminuição do oxigênio do sangue e dos tecidos (grande parte das doenças ocorrem se o organismo estiver pobre de oxigênio), câncer, gastrite, inapetência, impotência, enfisema pulmonar, perturbações da memória, alterações do sabor e do olfato, etc.
- Evite álcool com freqüência, pois ele provoca nervosismo, ansiedade, depressão, neurite alcoólica, perturbações visuais, diminuição da resistência orgânica, hepatite, cirrose hepática, pressão alta, inflamações, câncer do estômago, irritação da mucosa, agressividade, tendência ao enfarte e até delirium-tremens, coma e morte.
- Evite muita freqüência às festas intensas, banquetes, trocar o dia pela noite, comer excessivamente, morar em ambientes úmidos, longe da luz do sol.
- Evite a automedicação a qualquer sintoma como febre, dor de cabeça, mal-estar, principalmente com drogas alopáticas. Dê sempre preferência a ervas medicinais, homeopatia, do-in, relaxamento, jejum, etc.
- Antes de usar qualquer medicamento, mesmo por indicação médica, leia sempre a bula, questione seu médico sobre os efeitos colaterais, pois muitas vezes eles são piores que a doença tratada. Não aceite cirurgias sem procurar outras opiniões profissionais, a não ser em casos de emergência.
- Evite sapatos muito altos pois podem provocar alterações da coluna, como escolioses, lordoses, sifoses, dores musculares, etc. Cosméticos, xampus, brilhos, bases, cremes sintéticos, etc., pois não deixam a pele respirar direito e a envelhecem. Dê preferência aos cosméticos naturais, máscaras biológicas, sauna, banhos de luz, hidroterapia, acupuntura cosmética, que são benefícios para a pele.
- Dê prioridade a alimentos naturais, cereais integrais, frutas, legumes, raízes, pão integral puro, mel, etc.Eles evitam intoxicações e fortalecem o organismo tornando-o mais saudável.
- Evite alimentar-se à noite, pois provoca envelhecimento precoce, obesidade, gordura abdominal, cansaço matinal, desenvolvimento de falta de memória.
- Dê prioridade aos restaurantes naturais, vegetarianos, macrobióticos, aos sucos vegetais, saladas.
- Evite açúcar branco e cafezinho em abundância, pois diminuem a resistência orgânica, provoca depressão, melancolia, adinamia, fraquezas, instabilidade emocional, fomes repentinas, ansiedade, nervosismo e irritação, etc.
- Não consumir tudo o que é indicado pela propaganda na TV, rádio, outdoors e demais veículos de vendas.
- Não ficar tempo excessivo assistindo televisão, jogando videogame, vendo filmes de violência, de guerra ou pornográficos, usando computador... Evite assistir à televisão comendo biscoitos doces em abundância e a todo instante ir beliscar uma coisinha na geladeira...
- Alimente-se moderadamente. Evite carne, açúcar, refrigerantes, chocolates, docinhos, enlatados, salsichas, etc. Tudo isso provoca fermentações, putrefações intestinais, baixa da resistência orgânica, desequilíbrios orgânicos que se assentuarão com o tempo (produzindo dores, febres, azias ...). Evite comer toda hora, pois altera o ciclo biológico natural favorecendo a prisão de ventre, obesidade, pressão alta, infecções e inflamações, tumores, ansiedade, sentimento de culpa, barriga grande...
- Evite levar com muita frequência as crianças em festinhas de aniversário onde reinam as guloseimas carcinogênicas, descalcificantes, redutoras de resistência orgânica, favorecedoras das amigdalites, tosses, febres, bronquites, crises de asma, urinas noturnas, dificuldades escolares de fundo alimentar...
- Evite feijoada e carne de porco com muita frequência, pois pode desencadear, elevação do colesterol e dos triglicerídios, arteriosclerose, pressão alta, angina pectoris, reumatismo, artrite, gota, lipomatose, cistos sebáceos, envelhecimento precoce, distúrbios da vesícula biliar, gastrite, colite, enterite, hemorróidas, varizes, retenção de líquidos, distensão abdominal, glaucoma e uma grande quantidade de outras doenças. A feijoada em lata, provoca efeitos mais intensos ainda.
Importância da Alimentação
Importância da Alimentação
Uma alimentação saudável é um ingrediente essencial para a promoção da saúde e a redução do risco de doenças crónicas. Programas de prevenção de doenças colaboram na diminuição dos custos com doenças que crescem a cada ano.
As quantidades de porções que uma pessoa necessita, por dia, dependem do seu tamanho (peso e altura), sexo, idade e do seu nível de atividade física. Mas a proporção entre as porções é sempre a mesma, mesmo para indivíduos com gastos energéticos bem diferentes uns dos outros
Vegetais
São vários os motivos para comer bastantes vegetais. Não somente os alimentos de origem vegetal ajudam a diminuir a gordura na dieta e controlar o peso corporal, mas também ajudam a combater doenças.
Comer bastantes vegetais para assegurar uma dieta rica em vitaminas, minerais, fibras alimentares e outras substâncias que poderiam combater o câncer, como antioxidantes (beta-caroteno e vitaminas A e C).
Alimentos Transgênicos
Os alimentos transgênicos são produtos (sobretudo vegetais ou frutas) geneticamente modificados, em que um gene de um organismo é inserido noutro, de modo a transmitir-lhe uma propriedade específica. Um dos casos mais conhecidos é o dos morangos, que vêem o seu ADN modificado com a inclusão de um gene pertencente a um peixe do árctico, que lhes permite suportar melhor o frio.
Fruta
A fruta assume grande importância na nossa alimentação devido ao seu contributo nutricional. De fato, a fruta é rica em vitaminas, minerais e fibra, esta última com capacidade de regularizar o trânsito intestinal e evitar algumas situações de obstipação (desde que acompanhada com a ingestão adequada de água e algum exercício físico).
Com a excepção do abacate, rico em ácidos gordos insaturados, a fruta é pobre em gorduras, tal como em proteínas, que são praticamente ausentes. Há frutas mais açucaradas (bananas, uvas, figos doces e maduros) e outras menos (morangos, framboesas, amoras, melancias e melões). Kiwis, laranjas e demais citrinos, morangos, amoras e maracujás são as frutas mais ricas em vitamina C. O caroteno (ou provitamina A) abunda nos frutos de polpa mais colorida.
Na generalidade, frutos maduros e mastigados com cuidado são fáceis de digerir. Algumas variedades de maçãs, bananas e frutos colhidos muito verdes podem pesar no estômago e causar gases. As saladas de fruta preparadas algum tempo antes de serem comidas perdem algumas vitaminas, por oxidação, tornando-se mais pobres à medida que o tempo decorre.
Uma alimentação saudável é um ingrediente essencial para a promoção da saúde e a redução do risco de doenças crónicas. Programas de prevenção de doenças colaboram na diminuição dos custos com doenças que crescem a cada ano.
As quantidades de porções que uma pessoa necessita, por dia, dependem do seu tamanho (peso e altura), sexo, idade e do seu nível de atividade física. Mas a proporção entre as porções é sempre a mesma, mesmo para indivíduos com gastos energéticos bem diferentes uns dos outros
Vegetais
São vários os motivos para comer bastantes vegetais. Não somente os alimentos de origem vegetal ajudam a diminuir a gordura na dieta e controlar o peso corporal, mas também ajudam a combater doenças.
Comer bastantes vegetais para assegurar uma dieta rica em vitaminas, minerais, fibras alimentares e outras substâncias que poderiam combater o câncer, como antioxidantes (beta-caroteno e vitaminas A e C).
Alimentos Transgênicos
Os alimentos transgênicos são produtos (sobretudo vegetais ou frutas) geneticamente modificados, em que um gene de um organismo é inserido noutro, de modo a transmitir-lhe uma propriedade específica. Um dos casos mais conhecidos é o dos morangos, que vêem o seu ADN modificado com a inclusão de um gene pertencente a um peixe do árctico, que lhes permite suportar melhor o frio.
Fruta
A fruta assume grande importância na nossa alimentação devido ao seu contributo nutricional. De fato, a fruta é rica em vitaminas, minerais e fibra, esta última com capacidade de regularizar o trânsito intestinal e evitar algumas situações de obstipação (desde que acompanhada com a ingestão adequada de água e algum exercício físico).
Com a excepção do abacate, rico em ácidos gordos insaturados, a fruta é pobre em gorduras, tal como em proteínas, que são praticamente ausentes. Há frutas mais açucaradas (bananas, uvas, figos doces e maduros) e outras menos (morangos, framboesas, amoras, melancias e melões). Kiwis, laranjas e demais citrinos, morangos, amoras e maracujás são as frutas mais ricas em vitamina C. O caroteno (ou provitamina A) abunda nos frutos de polpa mais colorida.
Na generalidade, frutos maduros e mastigados com cuidado são fáceis de digerir. Algumas variedades de maçãs, bananas e frutos colhidos muito verdes podem pesar no estômago e causar gases. As saladas de fruta preparadas algum tempo antes de serem comidas perdem algumas vitaminas, por oxidação, tornando-se mais pobres à medida que o tempo decorre.
sexta-feira, 13 de novembro de 2009
Os perigos de colocar piercing e fazer tatuagem
Tatuar o corpo, colocar brincos em partes consideradas não convencionais, pode ser uma atitude que as pessoas usam para revelar um estilo autentico, ou uma rebeldia ou rebeldia, enfim muitas pessoas usam dessa pratica para se sentirem bem.
Mas acontece que fazer tatuagens e colocar piercings em lugares indesejados, podem ocasionar alguns problemas de saúde e físicos.
Tatuar o corpo é o mesmo que introduzir pigmentos a derme, por algum motivo ou não, tanto tatoos como piercings têm suas conseqüências, o individuo facilita a contaminações por meio de bactérias que trazem o risco de infecções por vírus, ocasionando doenças como sífilis, AIDS, hepatite, entre outras. Mas esses problemas acontecem devido a maus procedimentos, na hora de colocar um piercing ou fazer uma tatoo, por isso caso você queira de qualquer jeito fazer algumas dessas coisas, verifique a higiene do local e dos materiais usados e também a procedência do profissional. Infelizmente quando os estúdios de body piercing e tatuagem não agem de acordo com o recomendado, acabam acontecendo muitas irregularidades, como a reutilização de agulhas, a aceitação de menores de idade, etc.
Mas os problemas não só acontecem devido a falta de higiene ou irregularidades, pois as vezes pode até nem ser culpa do profissional, porque seu organismo poderá rejeitar o piercing ou a tatuagem feita, surgindo reações alérgicas, cicatrizes como quelóidenas ou doenças dermatológicas, vitiligo, verrugas entre outras, podem aparecer no lugar do trauma (região em que se fez tatuagem ou aplicação de piercing.
Pois bem o recado está dado à decisão é sua, se for optar por algumas dessas práticas ou até mesmo pelas duas, procure um profissional qualificado e siga todas as recomendações cabíveis para não ocorrer eventuais problemas com seu corpo ou sua saúde.
terça-feira, 27 de outubro de 2009
Educação Sexual
O que é menstruação ? E por que ela acontece ?
Menstruação é a perda mensal de sangue, que se inicia por volta dos 12 -13 anos na mulher. O útero se prepara todo o mês para receber um possível embrião, que é o resultado da fecundação – do encontro do óvulo e do espermatozóide. Assim, o revestimento interno do útero – endométrio – fica com muito sangue e, quando não há nenhum embrião para o endométrio receber, esse descama e há o sangramento. Por isso, acontece a menstruação.
O que é ejaculação ?
É a saída do líquido seminal ( também conhecido como esperma). No menino, os espermatozóides são produzidos à partir dos 14-15 anos. E o líquido seminal possui estes espermatozóides que podem fecundar o óvulo, gerando um novo ser.
O que é orgasmo?
Orgasmo é uma reação intensa e prazerosa do corpo. Ocorre ao fim de vários estímulos eróticos realizados pelo(a) parceiro(a) ou pela própria pessoa ( na masturbação). É uma excitação muito legal se a pessoa sabe o que lhe está ocorrendo, sem culpas e sem medo.
O que é masturbação ? Faz mal?
É o ato de autocarícia no próprio corpo, causando o orgasmo – muitas vezes. É um ato natural, mas muitas vezes visto como imoral e feio. Quando a pessoa se masturba, ela está conhecendo o seu corpo. Dessa forma ela tem condições de saber o que mais lhe agrada na hora de fazer sexo com outra pessoa.
Mas isso não significa que a pessoa tenha que fazer isso com tanta freqüência. Nada que atrapalhe a sua vida é bom. Se a pessoa larga uma festa, um papo furado com amigos, a escola,… para jogar vídeo game; isso é muito ruim. O mesmo acontece com a masturbação: se a pessoa deixa de se relacionar com os outros, de fazer amigos e de paquerar … para se masturbar… ai está o problema.
Quando pode acontecer a minha primeira vez? Tem idade certa?
Para você fazer sexo pela primeira vez, você tem que estar preparado(a). Ter uma conversa franca com o(a) seu (sua) parceira (o) sobre os métodos anticoncepcionais. Nada de pressa. Tudo tem que acontecer quando você se sentir , realmente, preparado. Não há idade certa para isso.
É claro que tem gente que pula etapas. Você já comeu uma manga direto da mangueira ? Não é muito melhor do que aquela que compramos no mercado? Porque a manga da mangueira não amadureceu a força. Teve seu tempo para amadurecer e ficou doce. É a mesma coisa na nossa vida. Não vá fazendo porque você é o único(a) virgem da turma. Ou porque a menina ou o menino mais espetacular que já viu “ta’dando mole”. Não é assim! Seu corpo é muto valioso. Não pule etapas, amadureça e pense : “É a hora ?” Se pintar dúvidas ou se não tiver coragem de conversar com a (o) seu (sua ) paceiro(a) antes… não faça ! Lembre-se da manga!
Menstruação é a perda mensal de sangue, que se inicia por volta dos 12 -13 anos na mulher. O útero se prepara todo o mês para receber um possível embrião, que é o resultado da fecundação – do encontro do óvulo e do espermatozóide. Assim, o revestimento interno do útero – endométrio – fica com muito sangue e, quando não há nenhum embrião para o endométrio receber, esse descama e há o sangramento. Por isso, acontece a menstruação.
O que é ejaculação ?
É a saída do líquido seminal ( também conhecido como esperma). No menino, os espermatozóides são produzidos à partir dos 14-15 anos. E o líquido seminal possui estes espermatozóides que podem fecundar o óvulo, gerando um novo ser.
O que é orgasmo?
Orgasmo é uma reação intensa e prazerosa do corpo. Ocorre ao fim de vários estímulos eróticos realizados pelo(a) parceiro(a) ou pela própria pessoa ( na masturbação). É uma excitação muito legal se a pessoa sabe o que lhe está ocorrendo, sem culpas e sem medo.
O que é masturbação ? Faz mal?
É o ato de autocarícia no próprio corpo, causando o orgasmo – muitas vezes. É um ato natural, mas muitas vezes visto como imoral e feio. Quando a pessoa se masturba, ela está conhecendo o seu corpo. Dessa forma ela tem condições de saber o que mais lhe agrada na hora de fazer sexo com outra pessoa.
Mas isso não significa que a pessoa tenha que fazer isso com tanta freqüência. Nada que atrapalhe a sua vida é bom. Se a pessoa larga uma festa, um papo furado com amigos, a escola,… para jogar vídeo game; isso é muito ruim. O mesmo acontece com a masturbação: se a pessoa deixa de se relacionar com os outros, de fazer amigos e de paquerar … para se masturbar… ai está o problema.
Quando pode acontecer a minha primeira vez? Tem idade certa?
Para você fazer sexo pela primeira vez, você tem que estar preparado(a). Ter uma conversa franca com o(a) seu (sua) parceira (o) sobre os métodos anticoncepcionais. Nada de pressa. Tudo tem que acontecer quando você se sentir , realmente, preparado. Não há idade certa para isso.
É claro que tem gente que pula etapas. Você já comeu uma manga direto da mangueira ? Não é muito melhor do que aquela que compramos no mercado? Porque a manga da mangueira não amadureceu a força. Teve seu tempo para amadurecer e ficou doce. É a mesma coisa na nossa vida. Não vá fazendo porque você é o único(a) virgem da turma. Ou porque a menina ou o menino mais espetacular que já viu “ta’dando mole”. Não é assim! Seu corpo é muto valioso. Não pule etapas, amadureça e pense : “É a hora ?” Se pintar dúvidas ou se não tiver coragem de conversar com a (o) seu (sua ) paceiro(a) antes… não faça ! Lembre-se da manga!
domingo, 4 de outubro de 2009
CRIANÇA, SOMOS TODOS NÓS
Depende de nós
Quem já foi ou ainda é criança
Que a credita ou tem esperança
Quem faz tudo pra um mundo melhor
Depende de nós
Que o circo esteja armado
Que o palhaço esteja engraçado
Que o riso esteja no ar
Sem que a gente precise sonhar
Que os ventos cantem nos galhos
Que as folhas bebam o orvalho
Que o sol descortine mais as manhãs
Depende de nós
Se esse mundo ainda tem jeito
Apesar do que o homem tem feito
Se a vida sobreviverá
Ivan Lins/Vitor Martins
Quem já foi ou ainda é criança
Que a credita ou tem esperança
Quem faz tudo pra um mundo melhor
Depende de nós
Que o circo esteja armado
Que o palhaço esteja engraçado
Que o riso esteja no ar
Sem que a gente precise sonhar
Que os ventos cantem nos galhos
Que as folhas bebam o orvalho
Que o sol descortine mais as manhãs
Depende de nós
Se esse mundo ainda tem jeito
Apesar do que o homem tem feito
Se a vida sobreviverá
Ivan Lins/Vitor Martins
segunda-feira, 21 de setembro de 2009
Dia da Árvore 21 de Setembro
Nem todos sabem entender o significado que existe numa árvore. Ela é um ser vivo como nós, e portanto nasce, cresce e morre, luta para sobreviver, pois tem apego à vida. Não nos prejudica, o que seria suficiente para respeitá-la. Mas tem outros valores. Protege a terra com sua sombra e suas raízes; evapora água, participando do ciclo hidrológico e mantendo o ar úmido; produz oxigênio, necessário a todos os seres vivos animais. Há as que fornecem frutos valiosos para a nossa alimentação, além de produtos medicinais ou industriais.
Devemos respeitar a árvore, não só pelo que é em si mesma, mas por ser necessária à nossa própria vida. Quando alguém destrói uma árvore, está destruindo uma fonte de vida no planeta.
No dia 21 de setembro comemoramos o Dia da Árvore, momento para refletir sobre a conservação da natureza e preservação das nossas matas. Momento para plantar mais uma árvore que um dia irá nos dar sombra e alimento, limpará nosso ar e preservará o solo do planeta.
Devemos respeitar a árvore, não só pelo que é em si mesma, mas por ser necessária à nossa própria vida. Quando alguém destrói uma árvore, está destruindo uma fonte de vida no planeta.
No dia 21 de setembro comemoramos o Dia da Árvore, momento para refletir sobre a conservação da natureza e preservação das nossas matas. Momento para plantar mais uma árvore que um dia irá nos dar sombra e alimento, limpará nosso ar e preservará o solo do planeta.
Qual a diferença entre gripe e resfriado?
A diferença principal é que a gripe pode matar e o resfriado, no máximo, pode te deixar meio caidão. A sabedoria popular costuma dizer que a gripe é um estágio avançado do resfriado, mas isso é um tremendo engano. Gripe e resfriado são infecções distintas, causadas por tipos de vírus bem diferentes: a gripe é causada por um tipo específico de vírus (o influenza), enquanto o resfriado pode ser desencadeado por vários tipos de vírus. Os sintomas iniciais são bem parecidos - nariz entupido e dores no corpo, principalmente –, mas a gripe logo se diferencia: além de produzir dores mais intensas, gera náuseas, febre, congestionamento das vias respiratórias e comprometimento do sistema imunológico, o que pode abrir espaço para problemas mais graves, como a pneumonia. O resfriado, pelo contrário, não costuma ir além de dores leves, tosse, espirros e coriza no nariz. Muitas vezes, inclusive, resfriado é confundido com crise de rinite alérgica. "Ninguém perde uma festa ou um dia de trabalho por causa de um resfriado. Se você tiver que ficar de cama, é gripe!", diz o pneumologista Clystenes Soares, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Não há um exame que consiga detectar se você está gripado ou resfriado, mas, depois de 24 horas, os sintomas já deixam claro a gravidade do problema. Nos dois casos, repouso é uma ótima dica, tanto para evitar que a infecção fique mais forte, quanto para poupar seus colegas, já que tanto gripe quanto resfriado são transmitidos pelo ar e pelo contato.
domingo, 20 de setembro de 2009
ÁCIDO ÚRICO E GOTA
O que é gota
A gota é uma condição dolorosa que ocorre quando ácido úrico é depositado como cristais nas articulações e/ou tecidos moles. Nas articulações, os cristais de ácido úrico causam artrite inflamatória, a qual ocasiona inchaço intermitente, vermelhidão, calor, dor e rigidez. Em muitas pessoas, a gota afeta inicialmente as articulações do dedão do pé. Porém, muitas outras articulações e áreas ao redor delas podem também ser afetadas. Essas áreas incluem tornozelo, calcanhar, peito do pé, dedos, pulso e ombro. Depósitos de ácido úrico podem aparecer como massa abaixo da pele em volta das articulações, e da que recobre a orla da orelha. Cristais de ácido úrico também podem se acumular nos rins e causar cálculo renal.
O que é ácido úrico
Ácido úrico é uma substância que resulta da quebra das purinas. Uma parte normal de todo o tecido humano, purinas são encontradas em muitos alimentos. Normalmente o ácido úrico é dissolvido no sangue e passa através dos rins para a urina, onde é eliminado. Se houver elevação na produção de ácido úrico, ou se os rins não o eliminarem suficientemente, seus níveis subirão no sangue em uma condição chamada hiperuricemia. A hiperuricemia também pode acontecer quando a pessoa come muitos alimentos ricos em purinas, como fígado e anchova. Hiperuricemia em si não é uma doença, porém se cristais de excesso de ácido úrico de formarem, a gota pode se desenvolver. Os cristais de ácido úrico podem se acumular nas articulações causando inflamação.
A gota é uma condição dolorosa que ocorre quando ácido úrico é depositado como cristais nas articulações e/ou tecidos moles. Nas articulações, os cristais de ácido úrico causam artrite inflamatória, a qual ocasiona inchaço intermitente, vermelhidão, calor, dor e rigidez. Em muitas pessoas, a gota afeta inicialmente as articulações do dedão do pé. Porém, muitas outras articulações e áreas ao redor delas podem também ser afetadas. Essas áreas incluem tornozelo, calcanhar, peito do pé, dedos, pulso e ombro. Depósitos de ácido úrico podem aparecer como massa abaixo da pele em volta das articulações, e da que recobre a orla da orelha. Cristais de ácido úrico também podem se acumular nos rins e causar cálculo renal.
O que é ácido úrico
Ácido úrico é uma substância que resulta da quebra das purinas. Uma parte normal de todo o tecido humano, purinas são encontradas em muitos alimentos. Normalmente o ácido úrico é dissolvido no sangue e passa através dos rins para a urina, onde é eliminado. Se houver elevação na produção de ácido úrico, ou se os rins não o eliminarem suficientemente, seus níveis subirão no sangue em uma condição chamada hiperuricemia. A hiperuricemia também pode acontecer quando a pessoa come muitos alimentos ricos em purinas, como fígado e anchova. Hiperuricemia em si não é uma doença, porém se cristais de excesso de ácido úrico de formarem, a gota pode se desenvolver. Os cristais de ácido úrico podem se acumular nas articulações causando inflamação.
PROBLEMAS DIGESTIVOS E SEUS SINTOMAS
Ter estômago de avestruz é fácil. Difícil é a digestão. Você sente alguns destes sintomas?
* Azia /Queimação
* Dores no estômago Empachamento (estômago cheio logo após as refeições)
* Distensão abdominal (estufamento, estômago crescido)
* Saciedade precoce (incapacidade de completar uma refeição de volume normal)
* Náuseas/Vômitos/Enjôo
* Regurgitação (volta de líquidos ou alimentos à boca)
* Eructação (arrotos) Gases
Muitos destes sintomas são considerados tão comuns que as pessoas imaginam serem normais. Mas, se acontecem com freqüência, podem indicar que nem tudo está bem com sua digestão.
Caso tenha assinalado uma das alternativas acima, você pode estar com a Motilidade Digestiva Alterada. Evite o risco de tomar medicamento por conta própria e procure seu médico. Não deixe que problemas digestivos prejudiquem sua qualidade de vida.
É importante ser honesto , meticuloso e o mais preciso possível ao descrever suas condições para o médico. Se tiver mais de um sintoma, tenha certeza de descrevê-los ao médico da forma mais completa possível. Isso o ajudará a fazer um diagnóstico correto.
* Azia /Queimação
* Dores no estômago Empachamento (estômago cheio logo após as refeições)
* Distensão abdominal (estufamento, estômago crescido)
* Saciedade precoce (incapacidade de completar uma refeição de volume normal)
* Náuseas/Vômitos/Enjôo
* Regurgitação (volta de líquidos ou alimentos à boca)
* Eructação (arrotos) Gases
Muitos destes sintomas são considerados tão comuns que as pessoas imaginam serem normais. Mas, se acontecem com freqüência, podem indicar que nem tudo está bem com sua digestão.
Caso tenha assinalado uma das alternativas acima, você pode estar com a Motilidade Digestiva Alterada. Evite o risco de tomar medicamento por conta própria e procure seu médico. Não deixe que problemas digestivos prejudiquem sua qualidade de vida.
É importante ser honesto , meticuloso e o mais preciso possível ao descrever suas condições para o médico. Se tiver mais de um sintoma, tenha certeza de descrevê-los ao médico da forma mais completa possível. Isso o ajudará a fazer um diagnóstico correto.
PROBLEMAS NO OUVIDO
O que é otite externa aguda?
A otite externa aguda é uma infecção na pele do canal do ouvido causada por vários tipos de germes ou fungos. É caracterizada por uma severa e profunda dor de ouvido. A dor usualmente vem precedida ou acompanhada de coceira. Quando a infecção se torna crônica, ocorrem episódios agudos recorrentes, coceira irritante e descamações da pele do canal.
A otite externa aguda e crônica é um problema de ouvido tão comum entre os nadadores que é chamada também de "otite dos nadadores".
O que é otite média aguda?
A Otite média aguda é uma infecção no ouvido médio causada por bactérias e, eventualmente, por vírus. É mais comum em crianças. A infecção se faz pela migração do germe, presente na garganta ou no nariz, através da tuba auditiva.
Essa doença ocorre, na maioria das vezes, após gripe. É freqüente, também, através do contato com outras crianças portadoras de doenças infecciosas.
Os principais sintomas são dor e diminuição da audição. A dor costuma ser severa. Outros sintomas podem estar presentes: febre, inquietude, perda de apetite, secreção no ouvido (se houver perfuração timpânica); vômitos e diarréia podem ocorrer nas crianças pequenas.
Tumores do ouvido
As dores do ouvido causadas por tumores são bem menos freqüentes do que as dores causadas por infecções. Em caso de tumor, o paciente costuma sentir dor, diminuição da audição e com frequência, secreção no ouvido.
O médico faz o diagnóstico pela história do paciente, exame do ouvido e exame por imagens (tomografia computadorizada, ressonância magnética).
As dores de ouvido de causa não otológica são muito freqüentes. As mais comuns são as de origem dentária (cáries, molares inclusos, apicites paradentares) e as disfunções têmporo-mandibulares relacionados com ausência de elementos dentários, próteses dentárias mal adaptadas e má oclusão dentária.
Pacientes idosos com problema de coluna cervical (artrite) ou pacientes com história de traumatismo na coluna cervical costumam relatar dor atrás da orelha ou no mastóide.
Processos infecciosos e tumorais nas amígdalas, na faringe e na boca podem ser causa de dor no ouvido.
Processos malígnos nas vias aéreas, digestivas e base de crânio também podem causar otalgia.
As otalgias de causa não otológica ocorrem por causa da extensa ramificação de nervos importantes na região da cabeça, pescoço, tórax e aparelho digestivo. O impulso doloroso chega ao ouvido através dessas ramificações nervosas que fazem conexões entre o local da doença e o órgão da audição (dor refletida).
Quando o médico constata que a dor de ouvido não é de causa otológica, uma medida importante é solicitar exame buco-facial por dentista especializado. Exames por imagens (radiografia convencional, tomografia computadorizada, ressonância magnética) da base do crânio, vias aéreas e digestivas poderão ser necessárias.
A otite externa aguda é uma infecção na pele do canal do ouvido causada por vários tipos de germes ou fungos. É caracterizada por uma severa e profunda dor de ouvido. A dor usualmente vem precedida ou acompanhada de coceira. Quando a infecção se torna crônica, ocorrem episódios agudos recorrentes, coceira irritante e descamações da pele do canal.
A otite externa aguda e crônica é um problema de ouvido tão comum entre os nadadores que é chamada também de "otite dos nadadores".
O que é otite média aguda?
A Otite média aguda é uma infecção no ouvido médio causada por bactérias e, eventualmente, por vírus. É mais comum em crianças. A infecção se faz pela migração do germe, presente na garganta ou no nariz, através da tuba auditiva.
Essa doença ocorre, na maioria das vezes, após gripe. É freqüente, também, através do contato com outras crianças portadoras de doenças infecciosas.
Os principais sintomas são dor e diminuição da audição. A dor costuma ser severa. Outros sintomas podem estar presentes: febre, inquietude, perda de apetite, secreção no ouvido (se houver perfuração timpânica); vômitos e diarréia podem ocorrer nas crianças pequenas.
Tumores do ouvido
As dores do ouvido causadas por tumores são bem menos freqüentes do que as dores causadas por infecções. Em caso de tumor, o paciente costuma sentir dor, diminuição da audição e com frequência, secreção no ouvido.
O médico faz o diagnóstico pela história do paciente, exame do ouvido e exame por imagens (tomografia computadorizada, ressonância magnética).
As dores de ouvido de causa não otológica são muito freqüentes. As mais comuns são as de origem dentária (cáries, molares inclusos, apicites paradentares) e as disfunções têmporo-mandibulares relacionados com ausência de elementos dentários, próteses dentárias mal adaptadas e má oclusão dentária.
Pacientes idosos com problema de coluna cervical (artrite) ou pacientes com história de traumatismo na coluna cervical costumam relatar dor atrás da orelha ou no mastóide.
Processos infecciosos e tumorais nas amígdalas, na faringe e na boca podem ser causa de dor no ouvido.
Processos malígnos nas vias aéreas, digestivas e base de crânio também podem causar otalgia.
As otalgias de causa não otológica ocorrem por causa da extensa ramificação de nervos importantes na região da cabeça, pescoço, tórax e aparelho digestivo. O impulso doloroso chega ao ouvido através dessas ramificações nervosas que fazem conexões entre o local da doença e o órgão da audição (dor refletida).
Quando o médico constata que a dor de ouvido não é de causa otológica, uma medida importante é solicitar exame buco-facial por dentista especializado. Exames por imagens (radiografia convencional, tomografia computadorizada, ressonância magnética) da base do crânio, vias aéreas e digestivas poderão ser necessárias.
sexta-feira, 11 de setembro de 2009
SISTEMA MUSCULAR
Tipos de músculos
Existem três tipos de músculos no organismo humano, bem como nos diversos animais, de acordo com o aspecto microscópico e velocidade de contração, que são:
Músculo liso ou visceral
Encontrado nos órgãos internos (aparelho digestivo, aparelho respiratório, aparelho urinário, útero, vagina e parede dos vasos sangüíneos e nos invertebrados, de um modo geral (platelmintos, anelídeos,etc). Esse tipo muscular não apresenta estrias ao microscópio e realiza movimentos lentos que não conseguimos exercer controle, ou seja, são involuntários.
Músculo estriado cardíaco
Encontrado somente no coração. Esse tipo muscular, revela um aspecto estriado ao microscópio e é de contração rápida e involuntária. A freqüência normal de batimentos cardíacos no homem está em torno de 80 por minuto.
Músculo estriado esquelético
Encontrado unido aos ossos do esqueleto, nas valvas de moluscos (conchas de ostras) e também nas patas e asas dos artrópodes (insetos). Esse tipo muscular realiza movimentos rápidos e voluntários.
Antagonismo muscular
Os músculos que realizam um movimento desejado são chamadas de agonistas e os que executam o movimento contrário são chamados de antangonistas ou opositores.
Para que ocorra um movimento é necessário uma ação conjunta de músculos se relaxando enquanto outros se contraem.
Por exemplo: o bíceps, quando se contrai, faz a flexão do ante-braço sobre o braço. Mas para isso, o tríceps (antagonista) deve se relaxar. Para a extenção, o tríceps se contrai, enquanto o bíceps se relaxa.
Observações importantes:
- Diafragma - principal músculo respiratório, entre o tórax e abdome.
- Intercostais - auxiliam na respiração, entre as costelas.
- Músculos adutores - são os que aproximam segmentos do eixo corporal médio. Exemplo: grande peitoral, desenvolvido em halterofilistas; nas aves é importante no vôo (fechar as asas).
- Músculos abdutores - são os que afastam segmentos do eixo corporal médio. Exemplo: músculo deltóide, utilizado para injeção.
- Esternocleidomastoideo - músculo rotador da cabeça.
- Masseter - músculo mastigador, desenvolvido em roedores.
- Orbicular dos lábios - músculo do assovio.
- Bucinador - músculo do sopro.
Em nosso corpo humano existe uma enorme variedades de músculos, dos mais variados tamanhos e formato, onde cada um tem a sua disposição conforme o seu local de origem e de inserção.
Temos aproximadamente 212 músculos, sendo 112 na região frontal e 100 na região dorsal. Cada músculo possui o seu nervo motor, o qual divide-se em muitos ramos para poder controlar todas as células do músculo. Onde as divisões destes ramos terminam em um mecanismo conhecido como placa motora.
O sistema muscular é capaz de efetuar imensa variedade de movimento, onde toda essas contrações musculares são controladas e coordenadas pelo cerebro.
Além disso não podemos esquecer de salientar da importância dos músculos na postura e nas dores, pois sabemos que muitas lombalgia ou cervicalgia são provocadas por encurtamento de músculos, sendo necessário com isso que os mesmos estejam em uma posição mínima de comprimento.
Um fato importante é com relação ao encurtamento dos músculo da cadeia posterior e fraqueza dos músculos da cadeia anterior que pode provocar muitas vezes dores e posicionamento inadequado do indivíduo, sendo com isso necessário termos um equilibrio com relação aos músculos.
As patologias mais comuns desse desiquilibrio são: as lombalgias, cervicalgia, dores no nervo ciático, pubeite, lateralização da patela, entorse de tornozelo, tendinites e outras patologias.
Problemas Musculares
Muitos problemas musculares se deve ao esforço excessivo ou movimentações bruscas. Os mais comuns são: cãimbras, cansaço muscular, distensões e rupturas. Em geral, tais problemas acontecem durante a prática esportiva. A cãimbra é causada por contrações repentinas e involuntárias do músculo. Como as outras células, as fibras musculares produzem energia por meio de reações de combustão. Devido a intensa atividade para proporcionar movimento e calor ao corpo, as fibras musculares precisam gerar grande quantidade de energia (glicose, gorduras e oxigênio). Caso o oxigênio seja insufiente, o organismo produz uma substância denominada ácido lático.
Dentro das fibras musculares, o ácido lático impede a renovação da energia necessária para a contração do músculo (cansaço muscular). A cãimbra é uma contração brusca, espasmódica da musculatura acompanhada de dor intensa. Importante salientar que não é apenas a contração prolongada dos músculos que pode provocar dor. O estiramento excessivo (distensão muscular) também é seguido de intensa dor. Contrações musculares bruscas podem afestar os tendões, resultando, em certos casos, no rompimento da articulação. Quando isso acontece, dizemos que ocorreu uma ruptura de tendão.
Existem três tipos de músculos no organismo humano, bem como nos diversos animais, de acordo com o aspecto microscópico e velocidade de contração, que são:
Músculo liso ou visceral
Encontrado nos órgãos internos (aparelho digestivo, aparelho respiratório, aparelho urinário, útero, vagina e parede dos vasos sangüíneos e nos invertebrados, de um modo geral (platelmintos, anelídeos,etc). Esse tipo muscular não apresenta estrias ao microscópio e realiza movimentos lentos que não conseguimos exercer controle, ou seja, são involuntários.
Músculo estriado cardíaco
Encontrado somente no coração. Esse tipo muscular, revela um aspecto estriado ao microscópio e é de contração rápida e involuntária. A freqüência normal de batimentos cardíacos no homem está em torno de 80 por minuto.
Músculo estriado esquelético
Encontrado unido aos ossos do esqueleto, nas valvas de moluscos (conchas de ostras) e também nas patas e asas dos artrópodes (insetos). Esse tipo muscular realiza movimentos rápidos e voluntários.
Antagonismo muscular
Os músculos que realizam um movimento desejado são chamadas de agonistas e os que executam o movimento contrário são chamados de antangonistas ou opositores.
Para que ocorra um movimento é necessário uma ação conjunta de músculos se relaxando enquanto outros se contraem.
Por exemplo: o bíceps, quando se contrai, faz a flexão do ante-braço sobre o braço. Mas para isso, o tríceps (antagonista) deve se relaxar. Para a extenção, o tríceps se contrai, enquanto o bíceps se relaxa.
Observações importantes:
- Diafragma - principal músculo respiratório, entre o tórax e abdome.
- Intercostais - auxiliam na respiração, entre as costelas.
- Músculos adutores - são os que aproximam segmentos do eixo corporal médio. Exemplo: grande peitoral, desenvolvido em halterofilistas; nas aves é importante no vôo (fechar as asas).
- Músculos abdutores - são os que afastam segmentos do eixo corporal médio. Exemplo: músculo deltóide, utilizado para injeção.
- Esternocleidomastoideo - músculo rotador da cabeça.
- Masseter - músculo mastigador, desenvolvido em roedores.
- Orbicular dos lábios - músculo do assovio.
- Bucinador - músculo do sopro.
Em nosso corpo humano existe uma enorme variedades de músculos, dos mais variados tamanhos e formato, onde cada um tem a sua disposição conforme o seu local de origem e de inserção.
Temos aproximadamente 212 músculos, sendo 112 na região frontal e 100 na região dorsal. Cada músculo possui o seu nervo motor, o qual divide-se em muitos ramos para poder controlar todas as células do músculo. Onde as divisões destes ramos terminam em um mecanismo conhecido como placa motora.
O sistema muscular é capaz de efetuar imensa variedade de movimento, onde toda essas contrações musculares são controladas e coordenadas pelo cerebro.
Além disso não podemos esquecer de salientar da importância dos músculos na postura e nas dores, pois sabemos que muitas lombalgia ou cervicalgia são provocadas por encurtamento de músculos, sendo necessário com isso que os mesmos estejam em uma posição mínima de comprimento.
Um fato importante é com relação ao encurtamento dos músculo da cadeia posterior e fraqueza dos músculos da cadeia anterior que pode provocar muitas vezes dores e posicionamento inadequado do indivíduo, sendo com isso necessário termos um equilibrio com relação aos músculos.
As patologias mais comuns desse desiquilibrio são: as lombalgias, cervicalgia, dores no nervo ciático, pubeite, lateralização da patela, entorse de tornozelo, tendinites e outras patologias.
Problemas Musculares
Muitos problemas musculares se deve ao esforço excessivo ou movimentações bruscas. Os mais comuns são: cãimbras, cansaço muscular, distensões e rupturas. Em geral, tais problemas acontecem durante a prática esportiva. A cãimbra é causada por contrações repentinas e involuntárias do músculo. Como as outras células, as fibras musculares produzem energia por meio de reações de combustão. Devido a intensa atividade para proporcionar movimento e calor ao corpo, as fibras musculares precisam gerar grande quantidade de energia (glicose, gorduras e oxigênio). Caso o oxigênio seja insufiente, o organismo produz uma substância denominada ácido lático.
Dentro das fibras musculares, o ácido lático impede a renovação da energia necessária para a contração do músculo (cansaço muscular). A cãimbra é uma contração brusca, espasmódica da musculatura acompanhada de dor intensa. Importante salientar que não é apenas a contração prolongada dos músculos que pode provocar dor. O estiramento excessivo (distensão muscular) também é seguido de intensa dor. Contrações musculares bruscas podem afestar os tendões, resultando, em certos casos, no rompimento da articulação. Quando isso acontece, dizemos que ocorreu uma ruptura de tendão.
quinta-feira, 23 de julho de 2009
COMO GELAR RAPIDAMENTE LATAS DE REFRI E CERVEJA?
O professor Cláudio Furukawa, do Instituto de Física da USP vai responder essa questão.
-Gelo na arca de isopor.
-Pra cada saco de gelo, coloque 2 litros de água,
-meio kg de sal
-e meia garrafa de álcool 96o GL (92,8% ).
A água aumenta a superfície de contato, o sal reduz a temperatura de fusão do gelo (ele demora mais pra derreter) e, por uma ação físico-química, o álcool rouba calor para evaporar. Os físico químicos chamam o líquido de "mistura frigorífica": GELO, ÁLCOOL, SAL E ÁGUA.
A mistura frigorífica é barata e o líquido (refrigerante ou cerveja), fica em ponto de bala em 3 minutos. E, esperar três minutos, não é nenhum sacrifício, né?
Lembre-se de lavar a lata ao tirá-la da arca para eliminar o gosto meio salgado que fica na tampa.
-Gelo na arca de isopor.
-Pra cada saco de gelo, coloque 2 litros de água,
-meio kg de sal
-e meia garrafa de álcool 96o GL (92,8% ).
A água aumenta a superfície de contato, o sal reduz a temperatura de fusão do gelo (ele demora mais pra derreter) e, por uma ação físico-química, o álcool rouba calor para evaporar. Os físico químicos chamam o líquido de "mistura frigorífica": GELO, ÁLCOOL, SAL E ÁGUA.
A mistura frigorífica é barata e o líquido (refrigerante ou cerveja), fica em ponto de bala em 3 minutos. E, esperar três minutos, não é nenhum sacrifício, né?
Lembre-se de lavar a lata ao tirá-la da arca para eliminar o gosto meio salgado que fica na tampa.
O VICK VAPORUB
INFORMAÇÃO ÚTIL SOBRE O VICK VAPORUB
Durante uma Conferência sobre Óleos Essenciais, comentavam como a planta dos pés pode absorver os óleos. O exemplo consistia em colocar alho na planta dos pés e aos 20 minutos, já podia sentir o sabor na boca! Alguns de nós temos usado o Vick Vaporub durante muitos anos como remédio para muitas coisas, desde lábios machucados até dedos dos pés inflamados e muitas outras partes da pele. Mas nunca tínhamos escutado sobre isto. E acredite, porque funciona em 100% das vezes que se faz, apesar dos cientistas que descobriram realmente não estarem seguros de como isso acontece. Para deter a tosse noturna de um menino (ou de um adulto), espalhe Vick Vaporub generosamente sobre a planta dos pés e logo cubra com meias. Mesmo a tosse mais persistente, forte e profunda se deterá no máximo em uns 5 minutos e darão muitas horas de alivio. Funcionam 100% das vezes que se faz e é mais eficaz nas crianças. Além disso, é extremamente calmante e reconfortante, enquanto dormem profundamente. É surpreendente ver que é mais eficiente que os medicamentos prescritos para as crianças tomarem a noite. Se você tem filhos, netos ou Amigos idosos, repasse esta mensagem. E se você estiver com tosses fortes, comprove em você mesmo e ficara maravilhado quando ver e sentir como funciona..
Agora se você prefere tomar remédios......esqueça
Durante uma Conferência sobre Óleos Essenciais, comentavam como a planta dos pés pode absorver os óleos. O exemplo consistia em colocar alho na planta dos pés e aos 20 minutos, já podia sentir o sabor na boca! Alguns de nós temos usado o Vick Vaporub durante muitos anos como remédio para muitas coisas, desde lábios machucados até dedos dos pés inflamados e muitas outras partes da pele. Mas nunca tínhamos escutado sobre isto. E acredite, porque funciona em 100% das vezes que se faz, apesar dos cientistas que descobriram realmente não estarem seguros de como isso acontece. Para deter a tosse noturna de um menino (ou de um adulto), espalhe Vick Vaporub generosamente sobre a planta dos pés e logo cubra com meias. Mesmo a tosse mais persistente, forte e profunda se deterá no máximo em uns 5 minutos e darão muitas horas de alivio. Funcionam 100% das vezes que se faz e é mais eficaz nas crianças. Além disso, é extremamente calmante e reconfortante, enquanto dormem profundamente. É surpreendente ver que é mais eficiente que os medicamentos prescritos para as crianças tomarem a noite. Se você tem filhos, netos ou Amigos idosos, repasse esta mensagem. E se você estiver com tosses fortes, comprove em você mesmo e ficara maravilhado quando ver e sentir como funciona..
Agora se você prefere tomar remédios......esqueça
terça-feira, 14 de julho de 2009
Doenças ocasionadas pela água
Doenças Relacionadas com a Água
As doenças transmitidas pela água são responsáveis por 80 a 90% das internações no Brasil
Amebíase
Amebíase é uma doença endêmica em grande parte do território brasileiro e amplamente disseminada por todo o mundo.
Agente causador: é o protozoário Entamoeba histolytica, um típico exemplo de protozoário rizópoda, isto é, protozoa destituído de flagelos ou cílios.
Transmissão: Eliminados com as fezes pelas pessoas doentes, os cistos contaminam a água dos rios e, levados por esta ou pela poeira e pelas moscas, baratas e outros animais, também contaminam frutos, verduras e diversos alimentos, permitindo o alastramento dessa protozoose.
Ciclo: As amebas se desenvolvem ou proliferam notadamente no intestino grosso, embora possam ser encontradas também no intestino delgado.
Quadro clínico: diarréia.
Profilaxia: Há medicação específica para essa doença. Mas a profilaxia depende também de:
*cuidados pessoais de higiene*limpeza das mãos e dos alimentos*saneamento básico nas regiões onde a pobreza e a promiscuidade facilitam a dispersão da endemia.
Ancilostomose ou amarelão
Agente causador: Ancylostoma duodenale e Necator americanus.
Transmissão: pela penetração de larvas dos vermes pela pele ou ingestão de ovos do parasita através de água e alimentos contaminados.
Ciclo: no intestino, a fêmea adulta põe ovos que são eliminados pelas fezes. No solo formam-se larvas que podem atravessar a pele humana. As larvas caem na circulação, chegam ao coração, pulmões, atravessam a parede dos alvéolos, sobem à árvore respiratória, chegam à faringe e são deglutidas chegando ao intestino e formam vermes adultos.
Quadro clínico: O verme se alimenta de sangue, há anemia, fraqueza, emagrecimento, desânimo, pele cor amarelada (amarelão). Pode surgir pervesão do apetite como hábito de comer terra, dores abdominais, vômito, diarréia e às vezes desinteria.
Profilaxia
Higiene alimentar
Uso de calçado
Instalações sanitárias adequadas
Saneamento básico
Educação sanitária
Tratamento dos doentes.
Ascaridiáse
Agente causador: Ascaris lumbricoides., conhecido como lombriga.
Transmissão: pela ingestão de água e alimentos contaminados com ovos da lombriga.
Ciclo: os ovos são ingeridos, chegam ao intestino do hospedeiro onde se abrem e liberam larvas que atravessam a parede intestinal, caem na circulação, passam para o fígado e pulmões. Nos pulmões atravessam os alvéolos, sobem pela árvore respiratória até chegar à faringe e são deglutidas. No intestino delgado transformam-se em vermes adultos.
Quadro clinico: quase não há problemas. Quando o número de vermes é grande, pode haver perigo de obstrução intestinal.
Profilaxia
Higiene alimentar
Instalações sanitárias adequadas
Educação sanitária
Tratamento dos doentes
Cólera
Agente causador: vibrião colérico (vibrio cholerae), uma bact´ria na forma de vírgula.
Transmissão: Ocorre pela ingestão de água e alimentos contaminados com a bactéria. As precárias condições de saneamento básico (abastecimento de água potável e sistemas de esgoto) são as principais causas de propagação do cólera.
Sintomas: diarréia intensa, desidratação, dor abdominal. Pode ocorrer morte.
Profilaxia
Saneamento básico
Instalações sanitárias adequadas
Tratamento dos doentes
Educação sanitária
Higiene alimentar
Dengue
É uma doença infecciosa aguda, de gravidade variável, causada por um vírus.
Agente causador: é um arbovírus,sendo conhecidos quatro sorotipos: 1, 2, 3 e 4.
Transmissão: Os vetores são culicídeos do gênero Aedes aegypti na transmissão da doença. Entre outros vetores de menor importância epidemiológica estaria o Aedes albopictus, vetor de manutenção da doença na Ásia, porém ainda não foi associada à transmissão do dengue nas Américas. A fonte de infecção e reservatório vertebrado é o homem, pois até hoje somente este desenvolve a doença.
Transmissão: A transmissão se faz pela picada do mosquito fêmea infectado.
Ciclo: ocorre da seguinte forma: homem - Aedes aegypti - homem.
Ciclo de vida: Os mosquitos do gênero Aedes bem como todos os da família Culicidae, apresentam duas fases: aquáticas e terrestre.
Fase aquática: ovo, larva e pupa.
Fase terrestre: mosquito adulto.
Profilaxia
Combate ao mosquito transmissor.
Eliminação de criadouros de mosquitos.
Educação sanitária.
Enterobíase ou oxiurose
Agente causador: Enterobius vermiculares , um verme pequeno, branco.
Transmissão: Pela ingestão de ovos do verme em água e alimentos contaminados.
Ciclo: os vermes adultos fixam-se à parede intestinal. As fêmeas, na época da postura desprendem-se e vão às proximidades do ânus depor ovos que são eliminados no meio exteno.
Sintoma principal: coceira anal, mas pode haver náuseas, vômitos, dores abdominais, diarréia e irritabilidade.
Profilaxia
Higiene pessoal e alimentar
Higiene da casa
Saneamento básico
Educação sanitária
Tratamento dos doentes
Esquistossomose
Agente causador: No Brasil, o agente causador da esquistossomose é o Schistosoma mansoni. Os vermes adultos vivem dentro de pequenas veias do intestino e do fígado do homem doente; alcançam até 12 mm de comprimento por 0,44 mm de diâmetro.
Ciclo: O hospedeiro intermediário é o caramujo do gênero Biomphalaria. É um molusco de água doce chamado planorbídeo - conhecido popularmente por caramujo. Os caramujos vivem na água doce de córregos, riachos, alagados, brejos, açudes, represas ou outros locais onde haja pouca correnteza. Os caramujos jovens alimentam-se de vegetais em decomposição e folhas verdes. Os caramujos põem ovos, dos quais, depois de alguns dias, nascem novos caramujos que crescem e se tornam adultos.
Ciclo intermediário: Desenvolve-se em duas fases: uma no interior do caramujo e outra no interior do homem. O homem, quando doente, elimina ovos do verme pelas fezes. Estes, em contato com a água, rompem-se e libertam o miracídio que é a larva ciliada, que nada ativamente, penetrando no caramujo. No caramujo, realiza-se um processo de desenvolvimento, que ao final de vinte a trinta dias atinge a última fase larvária que são as cercárias, iniciando a sua eliminação. Estas nadam ativamente, podendo permanecer vivas por algumas horas, dependendo das condições ambientais e vão penetrar na pele de pessoas, iniciando a fase no homem. No homem, as cercárias alcançam a corrente sanguínea, passando pelos pulmões, coração até chegar no fígado. Este processo dura em torno de dez dias. No vigésimo sétimo dia já se encontram vermes acasalados e a postura de ovos pode começar no trigésimo dia. A partir do quadragésimo dia se encontram ovos nas fezes.
Transmissão: Depende da presença de portador humano, eliminando ovos do verme nas fezes, da existência de hospedeiro intermediário, que é o caramujo; e do contato do homem com a água contendo cercárias de S. mansoni.
Profilaxia
Higiene pessoal
Evitar beber ou tomar banho em água contaminada por caramujos
Saneamento básico
Educação sanitária
Tratamento dos doentes
Febre tifóide
Agente causador: Doença endêmica, estando sua presença relacionada com águas não tratadas e contaminadas com a bactéria Salmonella typhi.
Transmissão: pode acontecer de forma direta ou indireta. Na forma direta um indivíduo recebe a bactéria de um doente. A forma indireta está ligada a atividades em que uma pessoa sadia se infecta por objetos, água ou alimentos manipulados por portadores. As moscas domésticas também estão relacionadas com esse tipo de contágio.
Quadro clínico: febre alta, podendo levar à morte.
Profilaxia
Proteção, purificação e cloração da água
Ferver e pasteurizar leite
Boas condições de higiene
Combate às moscas
Saneamento básico
Notificação de casos à autoridade sanitária e isolar os doentes
Giardíase
Agente causador: A giardíase é uma parasitose intestinal provocada pelo protozoário Giardia lamblia ou Giardia intestinalis. A giárdia é um protozoário flagelado, dotado de aspecto bem peculiar, lembrando, quando visto de frente, uma máscara.
Transmissão: A giárdia é transmitida por contágio direto, através da água e de alimentos contaminados. Instala-se no jejuno-íleo (intestino delgado) e, frequentemente, sobe pelo canal colédoco e vai se alojar na vesícula biliar, tornando o tratamento bem mais difícil. Apesar do caráter agudo com que se manifesta a doença, ela tem alta tendência à cronicidade. A incidência é acentuadamente maior em crianças, provavelmente porque entre estas são menores os cuidados higiênicos com as mãos, a água e os alimentos.
Profilaxia
Cuidados de higiene com a água, alimentos e mãos
Tratamento de água
Saneamento básico
Malária ou maleita
Agente causador: é uma doença infecciosa, causada por um protozoário do gênero Plasmodium. As espécies de plasmódios que afetam o ser humano são: Plasmodium vivax, P. falciparum, P. malariae e P.ovale.
Transmissão: é transmitida de uma pessoa para outra, através da picada de um mosquito do gênero Anopheles ou por transfusão de sangue infectado com plasmódios. O transmissor é conhecido também como: pernilongo, mosquito prego, carapanã - a fêmea se alimenta de sangue para maturação dos ovos, enquanto que o macho, alimenta-se de seiva vegetal. O mosquito vive em águas de rios e córregos, lagoas, represas, açudes, alagados, pÂntanos e em Águas coletados em plantas bromeliÁceas.
Ciclo: No homem os plasmódios passam por uma evolução inicial nas células do fígado e posteriormente invadem os glóbulos vermelhos onde evoluem por períodos variáveis, provocando a partir daí os sintomas da doença. No anófeles, evoluem inicialmente no estômago e posteriormente nas glândulas salivares sendo, no momento da picada, inoculados no ser humano. Os plasmódios se multiplicam por reprodução assexuada no organismo humano e por reprodução sexuada no anófeles.
Quadro clínico: febre intermitente, acompanhada de tremores.
Profilaxia
Combate ao mosquito transmissor
Uso de telas em janelas e portas
Tratamento dos doentes
Fonte: www.soaresoliveira.br
As doenças transmitidas pela água são responsáveis por 80 a 90% das internações no Brasil
Amebíase
Amebíase é uma doença endêmica em grande parte do território brasileiro e amplamente disseminada por todo o mundo.
Agente causador: é o protozoário Entamoeba histolytica, um típico exemplo de protozoário rizópoda, isto é, protozoa destituído de flagelos ou cílios.
Transmissão: Eliminados com as fezes pelas pessoas doentes, os cistos contaminam a água dos rios e, levados por esta ou pela poeira e pelas moscas, baratas e outros animais, também contaminam frutos, verduras e diversos alimentos, permitindo o alastramento dessa protozoose.
Ciclo: As amebas se desenvolvem ou proliferam notadamente no intestino grosso, embora possam ser encontradas também no intestino delgado.
Quadro clínico: diarréia.
Profilaxia: Há medicação específica para essa doença. Mas a profilaxia depende também de:
*cuidados pessoais de higiene*limpeza das mãos e dos alimentos*saneamento básico nas regiões onde a pobreza e a promiscuidade facilitam a dispersão da endemia.
Ancilostomose ou amarelão
Agente causador: Ancylostoma duodenale e Necator americanus.
Transmissão: pela penetração de larvas dos vermes pela pele ou ingestão de ovos do parasita através de água e alimentos contaminados.
Ciclo: no intestino, a fêmea adulta põe ovos que são eliminados pelas fezes. No solo formam-se larvas que podem atravessar a pele humana. As larvas caem na circulação, chegam ao coração, pulmões, atravessam a parede dos alvéolos, sobem à árvore respiratória, chegam à faringe e são deglutidas chegando ao intestino e formam vermes adultos.
Quadro clínico: O verme se alimenta de sangue, há anemia, fraqueza, emagrecimento, desânimo, pele cor amarelada (amarelão). Pode surgir pervesão do apetite como hábito de comer terra, dores abdominais, vômito, diarréia e às vezes desinteria.
Profilaxia
Higiene alimentar
Uso de calçado
Instalações sanitárias adequadas
Saneamento básico
Educação sanitária
Tratamento dos doentes.
Ascaridiáse
Agente causador: Ascaris lumbricoides., conhecido como lombriga.
Transmissão: pela ingestão de água e alimentos contaminados com ovos da lombriga.
Ciclo: os ovos são ingeridos, chegam ao intestino do hospedeiro onde se abrem e liberam larvas que atravessam a parede intestinal, caem na circulação, passam para o fígado e pulmões. Nos pulmões atravessam os alvéolos, sobem pela árvore respiratória até chegar à faringe e são deglutidas. No intestino delgado transformam-se em vermes adultos.
Quadro clinico: quase não há problemas. Quando o número de vermes é grande, pode haver perigo de obstrução intestinal.
Profilaxia
Higiene alimentar
Instalações sanitárias adequadas
Educação sanitária
Tratamento dos doentes
Cólera
Agente causador: vibrião colérico (vibrio cholerae), uma bact´ria na forma de vírgula.
Transmissão: Ocorre pela ingestão de água e alimentos contaminados com a bactéria. As precárias condições de saneamento básico (abastecimento de água potável e sistemas de esgoto) são as principais causas de propagação do cólera.
Sintomas: diarréia intensa, desidratação, dor abdominal. Pode ocorrer morte.
Profilaxia
Saneamento básico
Instalações sanitárias adequadas
Tratamento dos doentes
Educação sanitária
Higiene alimentar
Dengue
É uma doença infecciosa aguda, de gravidade variável, causada por um vírus.
Agente causador: é um arbovírus,sendo conhecidos quatro sorotipos: 1, 2, 3 e 4.
Transmissão: Os vetores são culicídeos do gênero Aedes aegypti na transmissão da doença. Entre outros vetores de menor importância epidemiológica estaria o Aedes albopictus, vetor de manutenção da doença na Ásia, porém ainda não foi associada à transmissão do dengue nas Américas. A fonte de infecção e reservatório vertebrado é o homem, pois até hoje somente este desenvolve a doença.
Transmissão: A transmissão se faz pela picada do mosquito fêmea infectado.
Ciclo: ocorre da seguinte forma: homem - Aedes aegypti - homem.
Ciclo de vida: Os mosquitos do gênero Aedes bem como todos os da família Culicidae, apresentam duas fases: aquáticas e terrestre.
Fase aquática: ovo, larva e pupa.
Fase terrestre: mosquito adulto.
Profilaxia
Combate ao mosquito transmissor.
Eliminação de criadouros de mosquitos.
Educação sanitária.
Enterobíase ou oxiurose
Agente causador: Enterobius vermiculares , um verme pequeno, branco.
Transmissão: Pela ingestão de ovos do verme em água e alimentos contaminados.
Ciclo: os vermes adultos fixam-se à parede intestinal. As fêmeas, na época da postura desprendem-se e vão às proximidades do ânus depor ovos que são eliminados no meio exteno.
Sintoma principal: coceira anal, mas pode haver náuseas, vômitos, dores abdominais, diarréia e irritabilidade.
Profilaxia
Higiene pessoal e alimentar
Higiene da casa
Saneamento básico
Educação sanitária
Tratamento dos doentes
Esquistossomose
Agente causador: No Brasil, o agente causador da esquistossomose é o Schistosoma mansoni. Os vermes adultos vivem dentro de pequenas veias do intestino e do fígado do homem doente; alcançam até 12 mm de comprimento por 0,44 mm de diâmetro.
Ciclo: O hospedeiro intermediário é o caramujo do gênero Biomphalaria. É um molusco de água doce chamado planorbídeo - conhecido popularmente por caramujo. Os caramujos vivem na água doce de córregos, riachos, alagados, brejos, açudes, represas ou outros locais onde haja pouca correnteza. Os caramujos jovens alimentam-se de vegetais em decomposição e folhas verdes. Os caramujos põem ovos, dos quais, depois de alguns dias, nascem novos caramujos que crescem e se tornam adultos.
Ciclo intermediário: Desenvolve-se em duas fases: uma no interior do caramujo e outra no interior do homem. O homem, quando doente, elimina ovos do verme pelas fezes. Estes, em contato com a água, rompem-se e libertam o miracídio que é a larva ciliada, que nada ativamente, penetrando no caramujo. No caramujo, realiza-se um processo de desenvolvimento, que ao final de vinte a trinta dias atinge a última fase larvária que são as cercárias, iniciando a sua eliminação. Estas nadam ativamente, podendo permanecer vivas por algumas horas, dependendo das condições ambientais e vão penetrar na pele de pessoas, iniciando a fase no homem. No homem, as cercárias alcançam a corrente sanguínea, passando pelos pulmões, coração até chegar no fígado. Este processo dura em torno de dez dias. No vigésimo sétimo dia já se encontram vermes acasalados e a postura de ovos pode começar no trigésimo dia. A partir do quadragésimo dia se encontram ovos nas fezes.
Transmissão: Depende da presença de portador humano, eliminando ovos do verme nas fezes, da existência de hospedeiro intermediário, que é o caramujo; e do contato do homem com a água contendo cercárias de S. mansoni.
Profilaxia
Higiene pessoal
Evitar beber ou tomar banho em água contaminada por caramujos
Saneamento básico
Educação sanitária
Tratamento dos doentes
Febre tifóide
Agente causador: Doença endêmica, estando sua presença relacionada com águas não tratadas e contaminadas com a bactéria Salmonella typhi.
Transmissão: pode acontecer de forma direta ou indireta. Na forma direta um indivíduo recebe a bactéria de um doente. A forma indireta está ligada a atividades em que uma pessoa sadia se infecta por objetos, água ou alimentos manipulados por portadores. As moscas domésticas também estão relacionadas com esse tipo de contágio.
Quadro clínico: febre alta, podendo levar à morte.
Profilaxia
Proteção, purificação e cloração da água
Ferver e pasteurizar leite
Boas condições de higiene
Combate às moscas
Saneamento básico
Notificação de casos à autoridade sanitária e isolar os doentes
Giardíase
Agente causador: A giardíase é uma parasitose intestinal provocada pelo protozoário Giardia lamblia ou Giardia intestinalis. A giárdia é um protozoário flagelado, dotado de aspecto bem peculiar, lembrando, quando visto de frente, uma máscara.
Transmissão: A giárdia é transmitida por contágio direto, através da água e de alimentos contaminados. Instala-se no jejuno-íleo (intestino delgado) e, frequentemente, sobe pelo canal colédoco e vai se alojar na vesícula biliar, tornando o tratamento bem mais difícil. Apesar do caráter agudo com que se manifesta a doença, ela tem alta tendência à cronicidade. A incidência é acentuadamente maior em crianças, provavelmente porque entre estas são menores os cuidados higiênicos com as mãos, a água e os alimentos.
Profilaxia
Cuidados de higiene com a água, alimentos e mãos
Tratamento de água
Saneamento básico
Malária ou maleita
Agente causador: é uma doença infecciosa, causada por um protozoário do gênero Plasmodium. As espécies de plasmódios que afetam o ser humano são: Plasmodium vivax, P. falciparum, P. malariae e P.ovale.
Transmissão: é transmitida de uma pessoa para outra, através da picada de um mosquito do gênero Anopheles ou por transfusão de sangue infectado com plasmódios. O transmissor é conhecido também como: pernilongo, mosquito prego, carapanã - a fêmea se alimenta de sangue para maturação dos ovos, enquanto que o macho, alimenta-se de seiva vegetal. O mosquito vive em águas de rios e córregos, lagoas, represas, açudes, alagados, pÂntanos e em Águas coletados em plantas bromeliÁceas.
Ciclo: No homem os plasmódios passam por uma evolução inicial nas células do fígado e posteriormente invadem os glóbulos vermelhos onde evoluem por períodos variáveis, provocando a partir daí os sintomas da doença. No anófeles, evoluem inicialmente no estômago e posteriormente nas glândulas salivares sendo, no momento da picada, inoculados no ser humano. Os plasmódios se multiplicam por reprodução assexuada no organismo humano e por reprodução sexuada no anófeles.
Quadro clínico: febre intermitente, acompanhada de tremores.
Profilaxia
Combate ao mosquito transmissor
Uso de telas em janelas e portas
Tratamento dos doentes
Fonte: www.soaresoliveira.br
quarta-feira, 24 de junho de 2009
GRIPE A
Gripe A H1N1 - Contágio, Sintomas e Prevenção
A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou no último dia 30 de abril o fim do nome “Gripe Suína“, que agora se chama “Gripe A”, ocasionada através do vírus “H1N1″.
O contágio da “Gripe A” H1N1 é dada através do ar, por vias aéreas e através de contato direto com pessoas contaminadas. O consumo da carne de porco não é uma fonte de contágio se a mesma for cozida a 71 graus celsius.
Síntomas da “Gripe A” H1N1:
Os sintomas da “Gripe A” H1N1 são similares aos sintomas da gripe convencional porém com maior ênfase nos síntomas. Os síntomas são Febre, Tosse, Dores Musculares, Cansaço, Diarréia, Vômito, Irritação nos Olhos e Fluxo Nasal.
Prevenção da “Gripe A” H1N1:
Para se proteger da “Gripe A” H1N1 você pode tomar a vacina da gripe convencional para ajudar na prevenção já que aumentam a imunidade do corpo, porém não combatem o vírus H1N1.
Máscaras já estão sendo usadas nos principais países em que o vírus H1N1 estão instalados, porém também não são 100% eficientes. Lave sempre as mãos e evite ficar em locais com muitas pessoas.
Carnes suínas devem ser ingeridas apenas depois de passar pelo processo de cozimento a 71 graus celsius, temperatura suficiente para matar qualquer tipo de bactérias, inclusive o vírus H1N1, o vírus da “Gripe A” H1N1.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou no último dia 30 de abril o fim do nome “Gripe Suína“, que agora se chama “Gripe A”, ocasionada através do vírus “H1N1″.
O contágio da “Gripe A” H1N1 é dada através do ar, por vias aéreas e através de contato direto com pessoas contaminadas. O consumo da carne de porco não é uma fonte de contágio se a mesma for cozida a 71 graus celsius.
Síntomas da “Gripe A” H1N1:
Os sintomas da “Gripe A” H1N1 são similares aos sintomas da gripe convencional porém com maior ênfase nos síntomas. Os síntomas são Febre, Tosse, Dores Musculares, Cansaço, Diarréia, Vômito, Irritação nos Olhos e Fluxo Nasal.
Prevenção da “Gripe A” H1N1:
Para se proteger da “Gripe A” H1N1 você pode tomar a vacina da gripe convencional para ajudar na prevenção já que aumentam a imunidade do corpo, porém não combatem o vírus H1N1.
Máscaras já estão sendo usadas nos principais países em que o vírus H1N1 estão instalados, porém também não são 100% eficientes. Lave sempre as mãos e evite ficar em locais com muitas pessoas.
Carnes suínas devem ser ingeridas apenas depois de passar pelo processo de cozimento a 71 graus celsius, temperatura suficiente para matar qualquer tipo de bactérias, inclusive o vírus H1N1, o vírus da “Gripe A” H1N1.
quinta-feira, 18 de junho de 2009
OS RINS
Localização e características
Os rins situam-se na parte dorsal do abdome, logo abaixo do diafragma, um de cada lado da coluna vertebral, nessa posição estão protegidos pelas últimas costelas e também por uma camada de gordura. Cada rim tem cerca de 11,25 cm de comprimento, 5 a 7,5 cm de largura e um pouco mais de 2,5 cm de espessura. A massa do rim no homem adulto varia entre 125 e 170 g; na mulher adulta, entre 115 e 155 g. Tem cor vermelho-escuro e a forma de um grão de feijão enorme.
São órgãos excretores. Possui uma cápsula fibrosa, que protege o córtex (cor amarelada) mais externo, e a medula (avermelhada) mais interna. O ureter é um tubo que conduz a urina até a bexiga. Cada rim é formado de tecido conjuntivo, que sustenta e dá forma ao órgão, e por milhares ou milhões de unidades filtradoras, os néfrons, localizados na região renal.
Néfrons
O néfrom é uma longa estrutura tubular microscópica que possui, em uma das extremidades, uma expansão em forma de taça, denominada cápsula de Bowman, que se conecta com o túbulo contorcido proximal, que continua pela alça de Henle e pelo tubo contornado distal, este desemboca em um tubo coletor. São responsáveis pela filtração do sangue e remoção das excreções.
Em cada rim, a borda interna côncava constitui o hilo renal. Pelo hilo renal passam a artéria renal, a veia renal e o início do ureter, canal de escoamento da urina. Na porção renal mais interna localizam-se tubos coletores de urina. O tipo de néfrom e a localização dos rins variam.
O néfrom é uma longa estrutura tubular microscópica que possui, em uma das extremidades, uma expansão em forma de taça, denominada cápsula de Bowman, que se conecta com o túbulo contorcido proximal, que continua pela alça de Henle e pelo tubo contornado distal, este desemboca em um tubo coletor. São responsáveis pela filtração do sangue e remoção das excreções.
Em cada rim, a borda interna côncava constitui o hilo renal. Pelo hilo renal passam a artéria renal, a veia renal e o início do ureter, canal de escoamento da urina. Na porção renal mais interna localizam-se tubos coletores de urina. O tipo de néfrom e a localização dos rins variam.
Função
A função dos rins é filtrar o sangue, removendo os resíduos nitrogenados produzidos pelas células, sais e outras substâncias em excesso. Além dessa função excretora, os rins também são responsáveis pela osmorregulação em nosso organismo. Controlando a eliminação de água e sais da urina, esses órgãos mantêm a tonicidade do sangue adequada às necessidades de nossas células.
A função dos rins é filtrar o sangue, removendo os resíduos nitrogenados produzidos pelas células, sais e outras substâncias em excesso. Além dessa função excretora, os rins também são responsáveis pela osmorregulação em nosso organismo. Controlando a eliminação de água e sais da urina, esses órgãos mantêm a tonicidade do sangue adequada às necessidades de nossas células.
Funcionamento
O sangue chega ao rim através da artéria renal, que se ramifica muito no interior do órgão, originando grande número de arteríolas aferentes, onde cada uma ramifica-se no interior da cápsula de Bowman do néfrom, formando um enovelado de capilares denominado glomérulo de Malpighi.
Os capilares do glomérulo deixam extravasar diversas substâncias presentes no sangue (água, uréia, glicose, aminoácidos, sais e diversas moléculas de tamanho pequeno), através de suas finas paredes. Essas substâncias extravasadas passam entre as células da parede da cápsula de Bowman e atingem o túbulo contorcido proximal, onde constituem o filtrado glomerular (urina inicial). O filtrado glomerular é semelhente, em composição química, ao plasma sanguíneo, com a diferença de que não possui proteínas, incapazes de atravessar os capilares glomerulares.
O sangue chega ao rim através da artéria renal, que se ramifica muito no interior do órgão, originando grande número de arteríolas aferentes, onde cada uma ramifica-se no interior da cápsula de Bowman do néfrom, formando um enovelado de capilares denominado glomérulo de Malpighi.
Os capilares do glomérulo deixam extravasar diversas substâncias presentes no sangue (água, uréia, glicose, aminoácidos, sais e diversas moléculas de tamanho pequeno), através de suas finas paredes. Essas substâncias extravasadas passam entre as células da parede da cápsula de Bowman e atingem o túbulo contorcido proximal, onde constituem o filtrado glomerular (urina inicial). O filtrado glomerular é semelhente, em composição química, ao plasma sanguíneo, com a diferença de que não possui proteínas, incapazes de atravessar os capilares glomerulares.
Urina
Diariamente passam pelos rins, quase 2 mil litros de filtrado glomerular. A urina inicial caminha sucessivamente pelo túbulo contorcido proximal, pela alça de Henle e pelo túbulo contornado distal, de onde é lançada em duto coletor. Durante o percurso, as paredes dos túbulos renais reabsorvem glicose, vitaminas, hormônios, parte dos sais e a maior parte da água que compunham a urina inicial. As substâncias reabsorvidas passam para o sangue dos capilares que envolvem o néfrom. Esses capilares originam-se da ramificação da arteríola eferente, pela qual o sangue deixa a cápsula de Bowman. A uréia, por não ser reabsorvida pelas paredes do néfrom, é a principal constituinte da urina.
Aproveitamento do filtrado glomerular
Dos 600 litros do filtrado glomerular produzido diariamente pelos rins, forma-se apenas 1,5 litro de urina, portanto, mais de 98% da água do filtrado foi reabsorvida, principalmente na região da alça de Henle.
Os capilares que reabsorvem as substâncias úteis dos túbulos renais se reúnem para formar um
Diariamente passam pelos rins, quase 2 mil litros de filtrado glomerular. A urina inicial caminha sucessivamente pelo túbulo contorcido proximal, pela alça de Henle e pelo túbulo contornado distal, de onde é lançada em duto coletor. Durante o percurso, as paredes dos túbulos renais reabsorvem glicose, vitaminas, hormônios, parte dos sais e a maior parte da água que compunham a urina inicial. As substâncias reabsorvidas passam para o sangue dos capilares que envolvem o néfrom. Esses capilares originam-se da ramificação da arteríola eferente, pela qual o sangue deixa a cápsula de Bowman. A uréia, por não ser reabsorvida pelas paredes do néfrom, é a principal constituinte da urina.
Aproveitamento do filtrado glomerular
Dos 600 litros do filtrado glomerular produzido diariamente pelos rins, forma-se apenas 1,5 litro de urina, portanto, mais de 98% da água do filtrado foi reabsorvida, principalmente na região da alça de Henle.
Os capilares que reabsorvem as substâncias úteis dos túbulos renais se reúnem para formar um
vaso único, a veia renal, que leva o sangue para fora do rim, em direção ao coração.
SISTEMA EXCRETOR OU URINÁRIO
Função do Sistema Excretor
O sistema excretor é um conjunto de órgãos que produzem e excretam a urina, o principal líquido de excreção do organismo. Os dois rins filtram todas as substâncias da corrente sanguínea, estes resíduos formam parte da urina que passa, de forma contínua, pelos ureteres até a bexiga.
Depois de armazenada na bexiga, a urina passa por um conduto denominado uretra até o exterior do organismo. A saída da urina produz-se pelo relaxamento involuntário de um esfíncter que se localiza entre a bexiga e a uretra e também pela abertura voluntária de um esfíncter na uretra.
Excreção
Excreção é o processo pelo qual eliminam substâncias nitrogenadas tóxicas (denominadas excretas ou excreções que provêm principalmente da degradação de aminoácidos ingeridos no alimento), produzidas durante o metabolismo celular.
Uréia
A uréia é a principal excreta, sendo eliminada dissolvida em água, formando a urina. Por terem a uréia como principal excreta, os homens são chamados de ureotélicos.
Doenças do Sistema Excretor
Das doenças que atacam as pessoas nos países desenvolvidos, os distúrbios renais ocupam o quarto lugar. Muitas são as causas das doenças renais; infecções, envenenamento por substâncias químicas (como o mercúrio e o tetracloreto de carbono), lesões, tumores, formação de "pedras" (cálculos renais), paralisia, problemas circulatórios, etc.
Uma das doenças renais mais comum é a glomerulonefrite, em que há lesões dos glomérulos de Malpighi, com grave prejuízo da função renal. A glomerulonefrite pode ter diversas causas, mas a principal é a destruição dos glomérulos pelo próprio sistema de defesa do corpo, o sistema imunitário.
Por motivos ainda não muito bem conhecidos, alguns glóbulos brancos do sangue passam a produzir anticorpos que atacam os glomérulos renais. Uma vez que o próprio sistema imunitário volta-se contra o organismo, fala-se que esse tipo de glomerulonefrite é uma doença auto-imune.
Uma glomerulonefrite pode levar à progressiva perda das funções renais, até que o sangue praticamente não sRim Artificial
Das doenças que atacam as pessoas nos países desenvolvidos, os distúrbios renais ocupam o quarto lugar. Muitas são as causas das doenças renais; infecções, envenenamento por substâncias químicas (como o mercúrio e o tetracloreto de carbono), lesões, tumores, formação de "pedras" (cálculos renais), paralisia, problemas circulatórios, etc.
Uma das doenças renais mais comum é a glomerulonefrite, em que há lesões dos glomérulos de Malpighi, com grave prejuízo da função renal. A glomerulonefrite pode ter diversas causas, mas a principal é a destruição dos glomérulos pelo próprio sistema de defesa do corpo, o sistema imunitário.
Por motivos ainda não muito bem conhecidos, alguns glóbulos brancos do sangue passam a produzir anticorpos que atacam os glomérulos renais. Uma vez que o próprio sistema imunitário volta-se contra o organismo, fala-se que esse tipo de glomerulonefrite é uma doença auto-imune.
Uma glomerulonefrite pode levar à progressiva perda das funções renais, até que o sangue praticamente não sRim Artificial
O rim artificial é uma máquina que realiza a hemodiálise, ou seja, filtra artificialmente o sangue, que passa a circular por tubos de paredes semipermeáveis da máquina de hemodiálise, os quais estão mergulhados em uma solução constituída por substâncias normalmente presentes no plasma sanguíneo.
Os excretas tendem a difundir através dos finos poros das membranas semipermeáveis, abandonando o sangue. Com a repetida circulação do sangue pela máquina, a maior parte dos excretas deixa o sangue, difundindo-se para o líquido de diálise.
Cada sessão de hemodiálise dura entre 4 e 6 horas e deve ser repetida 2 ou 3 vezes por semana. O método é eficiente e remove a uréia do sangue mais rápido que um rim normal. No entanto, alem de não realizar todas as funções renais, a hemodiálise é um processo caro, incômodo para o paciente e pode trazer diversos efeitos colaterais.
Cada sessão de hemodiálise dura entre 4 e 6 horas e deve ser repetida 2 ou 3 vezes por semana. O método é eficiente e remove a uréia do sangue mais rápido que um rim normal. No entanto, alem de não realizar todas as funções renais, a hemodiálise é um processo caro, incômodo para o paciente e pode trazer diversos efeitos colaterais.
Transplante Renal
Quando os rins sofrem prejuízo irreversível de suas funções, pode-se tentar o transplante renal, que é a substituição de um dos rins do paciente por um rim sadio, podendo ser obtido por doadores mortos ou vivos. Quando este for vivo, o doador passa a viver com apenas um rim, o que é perfeitamente compatível com a vida.
É necessário esta certa compatibilidade entre os sistemas imunitários do doador e do receptor para evitar que o rim implantado seja rejeitado. Mesmo assim, o receptor de um transplante tem de tomar permanentemente medicamentos que deprimem parcialmente seu sistema imunitário para evitar a rejeição. O único caso em que não há rejeição é quando o transplante é feito entre gêmeos univitelinos (idênticos).
Graças ao aprimoramento das técnicas cirúrgicas e, principalmente, ao desenvolvimento de novos medicamentos imunossupressores (que suprimem as defesas do organismo), os transplantes de rim tem alcançado altos índices de sucesso. A maioria dos pacientes transplantados pode ter vida quase normal durante vários anos. Há diversos casos em que o paciente mantém-se saudável por mais de 20 anos após a cirurgia. Um sério obstáculo aos transplantes de rim é a falta de doadores. A doação de órgãos pode salvar muitas vidas. Cada um de nós deve refletir seriamente sobre essa questão.eja mais filtrado, ou submetê-la a um transplante renal.
Quando os rins sofrem prejuízo irreversível de suas funções, pode-se tentar o transplante renal, que é a substituição de um dos rins do paciente por um rim sadio, podendo ser obtido por doadores mortos ou vivos. Quando este for vivo, o doador passa a viver com apenas um rim, o que é perfeitamente compatível com a vida.
É necessário esta certa compatibilidade entre os sistemas imunitários do doador e do receptor para evitar que o rim implantado seja rejeitado. Mesmo assim, o receptor de um transplante tem de tomar permanentemente medicamentos que deprimem parcialmente seu sistema imunitário para evitar a rejeição. O único caso em que não há rejeição é quando o transplante é feito entre gêmeos univitelinos (idênticos).
Graças ao aprimoramento das técnicas cirúrgicas e, principalmente, ao desenvolvimento de novos medicamentos imunossupressores (que suprimem as defesas do organismo), os transplantes de rim tem alcançado altos índices de sucesso. A maioria dos pacientes transplantados pode ter vida quase normal durante vários anos. Há diversos casos em que o paciente mantém-se saudável por mais de 20 anos após a cirurgia. Um sério obstáculo aos transplantes de rim é a falta de doadores. A doação de órgãos pode salvar muitas vidas. Cada um de nós deve refletir seriamente sobre essa questão.eja mais filtrado, ou submetê-la a um transplante renal.
sexta-feira, 5 de junho de 2009
Aranhas aumentam de tamanho por causa de aquecimento global.
Geleiras derretendo? Humpf... esse é o menor dos problemas. Cientistas da Universidade de Aarhus, na Dinamarca, publicaram um estudo dizendo que o aquecimento global pode ser a causa do aumento no tamanho das aranhas carnívoras habitantes do Ártico. Segundo a pesquisa, que acompanha a espécie há dez anos, elas já estão 10% maiores... Imagina daqui uns 50 anos? Ai credo...
informação superinteressante.
informação superinteressante.
quarta-feira, 6 de maio de 2009
Conselhos para ter um infarto feliz
DOZE CONSELHOS PARA TER UM INFARTO FELIZ
Dr Ernesto Artur - Cardiologista
Quando publiquei estes conselhos 'amigos-da-onça' em meu site, recebi uma enxurrada de e-mails, até mesmo do exterior, dizendo que isto lhes serviu de alerta, pois muitos estavam adotando esse tipo de vida inconscientemente.
1. Cuide de seu trabalho antes de tudo. As necessidades pessoais e familiares são secundárias.2. Trabalhe aos sábados o dia inteiro e, se puder também aos domingos.3. Se não puder permanecer no escritório à noite, leve trabalho para casa e trabalhe até tarde.4. Ao invés de dizer não, diga sempre sim a tudo que lhe solicitarem.5. Procure fazer parte de todas as comissões, comitês, diretorias, conselhos e aceite todos os convites para conferências, seminários, encontros, reuniões, simpósios etc.6. Não se dê ao luxo de um café da manhã ou uma refeição tranqüila. Pelo contrário, não perca tempo e aproveite o horário das refeições para fechar negócios ou fazer reuniões importantes.7. Não perca tempo fazendo ginástica, nadando, pescando, jogando bola ou tênis. Afinal, tempo é dinheiro.8. Nunca tire férias, você não precisa disso. Lembre-se que você é de ferro. (e ferro , enferruja!!. .rs)9. Centralize todo o trabalho em você, controle e examine tudo para ver se nada está errado Delegar é pura bobagem; é tudo com você mesmo.10. Se sentir que está perdendo o ritmo, o fôlego e pintar aquela dor de estômago, tome logo estimulantes, energéticos e anti-ácidos. Eles vão te deixar tinindo.11. Se tiver dificuldades em dormir não perca tempo: tome calmantes e sedativos de todos os tipos. Agem rápido e são baratos.12. E por último, o mais importante: não se permita ter momentos de oração, meditação, audição de uma boa música e reflexão sobre sua vida. Isto é para crédulos e tolos sensíveis. Repita para si: Eu não perco tempo com bobagens.
OS ATAQUES DE CORAÇÃO
Uma nota importante sobre os ataques cardíacos:
Há outros sintomas de ataques cardíacos, além da dor no braço esquerdo (direito). Há também, como sintomas vulgares, uma dor intensa no queixo, assim como náuseas e suores abundantes. Pode-se não sentir nunca uma primeira dor no peito, durante um ataque cardíaco. 60% das pessoas que tiveram um ataque cardíaco enquanto dormiam, não se levantaram. Mas a dor no peito, pode acordá-lo dum sono profundo. Se assim for, dissolva imediatamente duas Aspirinas na boca e engula-as com um bocadinho de água. Ligue para Emergência (193 ou 190) e diga ''ataque cardíaco'' e que tomou 2 Aspirinas. Sente-se numa cadeira ou sofá e force uma tosse, sim forçar a tosse, pois ela fará o coração pegar no tranco; tussa de dois em dois segundos, até chegar o socorro. NÃO SE DEITE !!!! Um cardiologista disse que, se cada pessoa que receber este e-mail, o enviar a 10 pessoas, pode ter a certeza de que se salvará pelo menos uma vida!
Dr Ernesto Artur - Cardiologista
Quando publiquei estes conselhos 'amigos-da-onça' em meu site, recebi uma enxurrada de e-mails, até mesmo do exterior, dizendo que isto lhes serviu de alerta, pois muitos estavam adotando esse tipo de vida inconscientemente.
1. Cuide de seu trabalho antes de tudo. As necessidades pessoais e familiares são secundárias.2. Trabalhe aos sábados o dia inteiro e, se puder também aos domingos.3. Se não puder permanecer no escritório à noite, leve trabalho para casa e trabalhe até tarde.4. Ao invés de dizer não, diga sempre sim a tudo que lhe solicitarem.5. Procure fazer parte de todas as comissões, comitês, diretorias, conselhos e aceite todos os convites para conferências, seminários, encontros, reuniões, simpósios etc.6. Não se dê ao luxo de um café da manhã ou uma refeição tranqüila. Pelo contrário, não perca tempo e aproveite o horário das refeições para fechar negócios ou fazer reuniões importantes.7. Não perca tempo fazendo ginástica, nadando, pescando, jogando bola ou tênis. Afinal, tempo é dinheiro.8. Nunca tire férias, você não precisa disso. Lembre-se que você é de ferro. (e ferro , enferruja!!. .rs)9. Centralize todo o trabalho em você, controle e examine tudo para ver se nada está errado Delegar é pura bobagem; é tudo com você mesmo.10. Se sentir que está perdendo o ritmo, o fôlego e pintar aquela dor de estômago, tome logo estimulantes, energéticos e anti-ácidos. Eles vão te deixar tinindo.11. Se tiver dificuldades em dormir não perca tempo: tome calmantes e sedativos de todos os tipos. Agem rápido e são baratos.12. E por último, o mais importante: não se permita ter momentos de oração, meditação, audição de uma boa música e reflexão sobre sua vida. Isto é para crédulos e tolos sensíveis. Repita para si: Eu não perco tempo com bobagens.
OS ATAQUES DE CORAÇÃO
Uma nota importante sobre os ataques cardíacos:
Há outros sintomas de ataques cardíacos, além da dor no braço esquerdo (direito). Há também, como sintomas vulgares, uma dor intensa no queixo, assim como náuseas e suores abundantes. Pode-se não sentir nunca uma primeira dor no peito, durante um ataque cardíaco. 60% das pessoas que tiveram um ataque cardíaco enquanto dormiam, não se levantaram. Mas a dor no peito, pode acordá-lo dum sono profundo. Se assim for, dissolva imediatamente duas Aspirinas na boca e engula-as com um bocadinho de água. Ligue para Emergência (193 ou 190) e diga ''ataque cardíaco'' e que tomou 2 Aspirinas. Sente-se numa cadeira ou sofá e force uma tosse, sim forçar a tosse, pois ela fará o coração pegar no tranco; tussa de dois em dois segundos, até chegar o socorro. NÃO SE DEITE !!!! Um cardiologista disse que, se cada pessoa que receber este e-mail, o enviar a 10 pessoas, pode ter a certeza de que se salvará pelo menos uma vida!
terça-feira, 28 de abril de 2009
GRIPE SUÍNA
A gripe suína, que já causou 149 casos de mortes confirmadas no México e dez casos de infeção confirmadas nos Estados Unidos, vem sendo motivo de muitas interrogações entre a população ante o alerta das autoridades sanitárias.
O que é a gripe suína?
Trata-se de uma doença respiratória que começa em criadores de porcos, um vírus gripal do tipo A que pode se propagar rapidamente.
É transmissível ao ser humano?
Sim, começando, em geral, por pessoas que estejam em contacto com esses animais (os porcos).
Pode-se contrair a doença comendo carne de porco?
Não, como recordou neste sábado em Paris o Ministério da Agricultura. "A gripe de origem suína no México não se transmite pela carne, mas por via aérea, de pessoa para pessoa".
Trata-se de um novo tipo de gripe suína?
Assim como no ser humano, os vírus da gripe sofrem mutação contínua no porco, um animal que possui, nas vias respiratórias, receptores sensíveis aos vírus da influenza suínos, humanos e aviários.
Os porcos tornam-se, então, "crisóis" que favorecem o aparecimento de novos vírus gripais, através de combinações genéticas, em caso de contaminações simultâneas.
Esses tipos de vírus híbridos podem provocar o aparecimento de um novo vírus da gripe, tão virulento como o da gripe aviária e tão transmissível como a gripe humana.
Esse tipo de vírus que o sistema imunológico humano desconhece poderia ter as características necessárias para desencadear uma pandemia de gripe.
Existe vacina contra esta doença?
Só para os porcos. Não para o ser humano. Segundo as autoridades mexicanas, que citam a Organização Mundial de Saúde (OMS), a vacina existente para humanos é para uma cepa anterior ao vírus, com o qual não é tão eficaz. Mas "a produção de vacina pode tornar-se possível na medida em que o vírus tenha sido identificado".
O que é a gripe suína?
Trata-se de uma doença respiratória que começa em criadores de porcos, um vírus gripal do tipo A que pode se propagar rapidamente.
É transmissível ao ser humano?
Sim, começando, em geral, por pessoas que estejam em contacto com esses animais (os porcos).
Pode-se contrair a doença comendo carne de porco?
Não, como recordou neste sábado em Paris o Ministério da Agricultura. "A gripe de origem suína no México não se transmite pela carne, mas por via aérea, de pessoa para pessoa".
Trata-se de um novo tipo de gripe suína?
Assim como no ser humano, os vírus da gripe sofrem mutação contínua no porco, um animal que possui, nas vias respiratórias, receptores sensíveis aos vírus da influenza suínos, humanos e aviários.
Os porcos tornam-se, então, "crisóis" que favorecem o aparecimento de novos vírus gripais, através de combinações genéticas, em caso de contaminações simultâneas.
Esses tipos de vírus híbridos podem provocar o aparecimento de um novo vírus da gripe, tão virulento como o da gripe aviária e tão transmissível como a gripe humana.
Esse tipo de vírus que o sistema imunológico humano desconhece poderia ter as características necessárias para desencadear uma pandemia de gripe.
Existe vacina contra esta doença?
Só para os porcos. Não para o ser humano. Segundo as autoridades mexicanas, que citam a Organização Mundial de Saúde (OMS), a vacina existente para humanos é para uma cepa anterior ao vírus, com o qual não é tão eficaz. Mas "a produção de vacina pode tornar-se possível na medida em que o vírus tenha sido identificado".
sábado, 25 de abril de 2009
Fazendo um vulcão
Os alunos da quinta série juntamente com a Professora Andréia, fizeram um vulcão, e se você quiser fazer pegue os seguintes materiais e siga as instruções:
- massa de modelar ou argila
- prato ou tábua para servir de base
- copo plástico
- anilina ou corante vermelho
- detergente
- água
- vinagre
- fermento em pó
* Pegue a tábua ou prato e comece a construir seu vulcão.
* Abra um buraco no meio para facilitar a colocação do copo descartável.
* Corte o copinho e coloque no buraco que você fez bem no centro do seu vulcão.
* Forre o copo para que a mistura não entre dentro da massa.
* Com o copo dentro do vulcão, coloque uma colher de sopa de fermento.
* Misture em uma xícara de chá
- uma xícara de café de detergente
- uma colher de chá de corante ou anilina
- uma xícara de café de vinagre
- meio copo d'água
- Despeje a mistura que fez na xícara dentro do copinho (que você já havia colocado o fermento)
- Pronto, olha o seu vulcão explodindo!!!!!
sábado, 11 de abril de 2009
REGRAS DE ACENTUAÇÃO
REFORMA ORTOGRÁFICA
Acento agudo desaparece das palavras da língua portuguesa em três casos:
- nos ditongos- ei e oi (das palavras paroxítonas- aquelas cuja sílaba pronunciada com mais intensidade é a penúltima)
ex: assembleia, heroico, ideia, jiboia
No entanto, as oxítonas- palavras com acento na última sílaba;e os monossílabos tônicos terminados em éi,éu e ói continuam com o acento (no singular ou plural). ex: herói, heróis, ilhéu, ilhéus, chapéu, chapéus, anéis, dói, céu.
- nas palavras paroxítonas com i e u tônicos que formam hiato (sequência de duas vogais que pertencem a sílabas diferentes) com a vogal anterior quando esta faz parte de um ditongo. Ex: baiuca, boiuna, feiura.
No entanto, as letras i e u continuam a ser acentuadas se formarem hiato, mas estiverem sozinhas na sílaba ou seguidas de s. ex: baú, baús, saída.
No caso das palavras oxítonas, nas mesmas condições descritas no item anterior, o acento permanece. ex: tuiuiú, Piauí.
- Nas formas verbais que têm o acento agudo tônico na raiz, com o u tônico precedido das letras g ou q e seguido de e ou i. Esses casos são pouco frequentes na língua portuguesa.
ex: arguis, arguem, redarguis, redarguem, averiguem,apaziguem, obliquem.
- Pode-se também acentuar desta forma esses verbos: ele apazígue, averígue, oblíque.
ACENTO DIFERENCIAL
PÉLA- (DO VERBO PELAR) e Pela (a união da preposição com o artigo)
pólo (o substantivo) e polo (a união antiga e popular de por e lo)
pélo (do verbo pelar) e pêlo (o substantivo)
pêra (o substantivo) e péra (o substantivo arcaico que significa pedra), em oposição a pera (a preposição arcaica que significa para).
NO ENTANTO, continuam recebendo o acento diferencial:
-PÔR (verbo) mantém o circunflexo para que não seja confundido com a preposição por;
-TÊM E VÊM- mantêm o circunflexo para sinalizar o plural dos verbos, assim como os derivados retêm e intervêm;
- pôde (verbo no passado) também mantém o circunflexo para que não haja confusão com pode (verbo conjugado no presente).
obs: em fôrma/forma e dêmos/demos,o acento é facultativo.
ACENTO CIRCUNFLEXO
Com o acordo ortográfico, o acento circunflexo não é mais usado nas palavras terminadas em oo.
ex: enjoo, voo, abençoo, coroo, magoo, perdoo.
-Da mesma forma, deixa de ser usado o circunflexo na conjugação da terceira pessoa do plural do presente do indicativo ou do subjuntivo dos verbos crer, dar, ler, ver e seus derivados.
ex: creem, deem, leem, veem, descreem, releem, reveem.
Trema
O trema, sinal gráfico de dois pontos usado em cima do u para indicar que essa letra, nos grupos que,qui,gue e gui, é pronunciada, será abolido. É simples assim: ele deixa de existir na língua portuguesa. Ex: aguentar, eloquente, frequente, linguiça, sagui, sequestro,tranquilo, anhanguera.
NO ENTANTO, o acordo prevê que o trema seja mantido em nomes próprios de origem estrangeira, bem como em seus derivados.
Hífen
O hífen deixa de ser empregado nas seguintes situações:
-quando o prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa com as consoantes S ou R. Nesse caso, a consoante obrigatoriamente passa a ser duplicada.
-quando o prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa com uma vogal diferente.
ex: antirreligioso, antissemita, antissocial, autoaprendizagem,autoestima, autoestrada, autossuficiente, coautor,contrarregra, contrassenha, extraescolar, extrarregulamentação, extrassensível, infraestrutura, semiárido,suprassumo, ultrassom.
NO ENTANTO, o hífen permanece quando o prefixo termina com r (hiper, inter e super) e a primeira letra do segundo também é r. ex: hiper- requintado, super-resistente.
NOVAS LETRAS
O acordo prevê que nosso alfabeto passa a ter 26 letras. Além das atuais, estão oficialmente incorporadas as letras k, w, y. No entanto, seu emprego fica restrito a apenas alguns casos, como já ocorre atualmente.
obs: informações retiradas do MANUAL DA NOVA ORTOGRAFIA
Acento agudo desaparece das palavras da língua portuguesa em três casos:
- nos ditongos- ei e oi (das palavras paroxítonas- aquelas cuja sílaba pronunciada com mais intensidade é a penúltima)
ex: assembleia, heroico, ideia, jiboia
No entanto, as oxítonas- palavras com acento na última sílaba;e os monossílabos tônicos terminados em éi,éu e ói continuam com o acento (no singular ou plural). ex: herói, heróis, ilhéu, ilhéus, chapéu, chapéus, anéis, dói, céu.
- nas palavras paroxítonas com i e u tônicos que formam hiato (sequência de duas vogais que pertencem a sílabas diferentes) com a vogal anterior quando esta faz parte de um ditongo. Ex: baiuca, boiuna, feiura.
No entanto, as letras i e u continuam a ser acentuadas se formarem hiato, mas estiverem sozinhas na sílaba ou seguidas de s. ex: baú, baús, saída.
No caso das palavras oxítonas, nas mesmas condições descritas no item anterior, o acento permanece. ex: tuiuiú, Piauí.
- Nas formas verbais que têm o acento agudo tônico na raiz, com o u tônico precedido das letras g ou q e seguido de e ou i. Esses casos são pouco frequentes na língua portuguesa.
ex: arguis, arguem, redarguis, redarguem, averiguem,apaziguem, obliquem.
- Pode-se também acentuar desta forma esses verbos: ele apazígue, averígue, oblíque.
ACENTO DIFERENCIAL
PÉLA- (DO VERBO PELAR) e Pela (a união da preposição com o artigo)
pólo (o substantivo) e polo (a união antiga e popular de por e lo)
pélo (do verbo pelar) e pêlo (o substantivo)
pêra (o substantivo) e péra (o substantivo arcaico que significa pedra), em oposição a pera (a preposição arcaica que significa para).
NO ENTANTO, continuam recebendo o acento diferencial:
-PÔR (verbo) mantém o circunflexo para que não seja confundido com a preposição por;
-TÊM E VÊM- mantêm o circunflexo para sinalizar o plural dos verbos, assim como os derivados retêm e intervêm;
- pôde (verbo no passado) também mantém o circunflexo para que não haja confusão com pode (verbo conjugado no presente).
obs: em fôrma/forma e dêmos/demos,o acento é facultativo.
ACENTO CIRCUNFLEXO
Com o acordo ortográfico, o acento circunflexo não é mais usado nas palavras terminadas em oo.
ex: enjoo, voo, abençoo, coroo, magoo, perdoo.
-Da mesma forma, deixa de ser usado o circunflexo na conjugação da terceira pessoa do plural do presente do indicativo ou do subjuntivo dos verbos crer, dar, ler, ver e seus derivados.
ex: creem, deem, leem, veem, descreem, releem, reveem.
Trema
O trema, sinal gráfico de dois pontos usado em cima do u para indicar que essa letra, nos grupos que,qui,gue e gui, é pronunciada, será abolido. É simples assim: ele deixa de existir na língua portuguesa. Ex: aguentar, eloquente, frequente, linguiça, sagui, sequestro,tranquilo, anhanguera.
NO ENTANTO, o acordo prevê que o trema seja mantido em nomes próprios de origem estrangeira, bem como em seus derivados.
Hífen
O hífen deixa de ser empregado nas seguintes situações:
-quando o prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa com as consoantes S ou R. Nesse caso, a consoante obrigatoriamente passa a ser duplicada.
-quando o prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa com uma vogal diferente.
ex: antirreligioso, antissemita, antissocial, autoaprendizagem,autoestima, autoestrada, autossuficiente, coautor,contrarregra, contrassenha, extraescolar, extrarregulamentação, extrassensível, infraestrutura, semiárido,suprassumo, ultrassom.
NO ENTANTO, o hífen permanece quando o prefixo termina com r (hiper, inter e super) e a primeira letra do segundo também é r. ex: hiper- requintado, super-resistente.
NOVAS LETRAS
O acordo prevê que nosso alfabeto passa a ter 26 letras. Além das atuais, estão oficialmente incorporadas as letras k, w, y. No entanto, seu emprego fica restrito a apenas alguns casos, como já ocorre atualmente.
obs: informações retiradas do MANUAL DA NOVA ORTOGRAFIA
quarta-feira, 1 de abril de 2009
63 ANOS DA ESCOLA DUQUE DE CAXIAS
Aniversário da Escola Duque de Caxias
Comunidade realiza festa para comemorar aniversário de escola. No dia 31 de Março, direção, professores, funcionários, alunos e pais de alunos organizaram uma bela festa para comemorar a passagem do sexagésimo terceiro aniversário da Escola Municipal Duque de Caxias. Durante as atividades que aconteceram a tarde, com a presença de alunos e professores de outras escolas municipais da cidade e do interior do município – Capela do Saicã, foi feita a escolha das soberanas, sendo que a Thaissa Rocha foi coroada Rainha Juvenil, a Jamile dos Santos Cezar, Rainha Infantil e a Emily Paim Alves, ficou com a Faixa de 2ª Rainha Infantil. Artistas de nossa cidade também compareceram animando a festa.
domingo, 29 de março de 2009
Célula Humana
OS ALUNOS DA SÉTIMA SÉRIE DA ESCOLA DUQUE DE CAXIAS- CACEQUI/RS, criaram com massa de modelar e outros materiais recicláveis a Célula Humana com suas organelas. Vejamos os Trabalhos:
Célula, a Unidade da Vida
No corpo de um ser humano adulto existem aproximadamente 65 trilhões de células. Em geral, elas são tão pequenas que não podem ser vistas a olho nu. Por exemplo o óvulo humano, uma das maiores células do corpo, mede apenas 0,02 centímetro de diâmetro. Mas, apesar de serem tão pequenas, as células possuem em seu interior estruturas que realizam diversas funções fundamentais para a vida. Essas estruturas são chamadas organelas.
AS PLANTAS MEDICINAIS
Cada planta seja ela fruto ou fruta, legumes ou verduras ou ervas medicinais, tem seu valor e sua importância na natureza, inclusive para nós, seres humanos. Durante minhas publicações vou descrever as importâncias das plantas para a nossa saúde. Vejamos hoje algumas:
Abóbora ou Jerimum, fruto da aboboreira, é uma designação popular atribuída a diversas espécies de plantas da família Cucurbitaceae (ordem Cucurbitales), nomeadamente às classificadas nos géneros:
Existem vários tipos de abóboras, que variam de tamanho, formato, cor e peso. As que apresentam melhor qualidade são as de casca dura, polpa rígida, pequenas I e pesadas. A casca das abóboras contém grandes quantidades de clorofila, necessária à produção de sangue.A abóbora tem ação fortalecedora sobre os rins, promove o aumento da diurese e age sobre a próstata, diminuindo ou evitando a hipertrofia da mesma. A abóbora é de fácil digestão e age regulando a função do intestino, fortalecendo o pâncreas e trabalhando no aumento da produção de insulina.Contém grande quantidade de ferro, cálcio e fósforo. Ingerindo a abóbora crua, obtêm-se 10% de aproveitamento dos carotenos, cozida em água 30%, e cozida em óleo vegetal sobe para 90% o aproveitamento.
Planta Medicinal é uma planta que contém substâncias bio-ativas com propriedades terapêuticas, profiláticas ou paliativas. Muitas destas plantas são venenosas ou pelo menos levemente tóxicas, devendo ser usadas em doses muito pequenas para terem o efeito desejado. Existe um grande número de espécies em todo o mundo, usadas desde tempos pré-históricos na medicina popular dos diversos povos. As plantas medicinais são utilizadas pela medicina atual (fitoterapia) e suas propriedades são estudadas nos laboratórios das empresas farmacêuticas, a fim de isolar as substâncias que lhes conferem propriedades medicinais (princípio ativo) e assim, produzir novos fármacos.
Cada planta seja ela fruto ou fruta, legumes ou verduras ou ervas medicinais, tem seu valor e sua importância na natureza, inclusive para nós, seres humanos. Durante minhas publicações vou descrever as importâncias das plantas para a nossa saúde. Vejamos hoje algumas:
Canela - casca Cinnamomum zeylanicumA canela, além de ser utilizada como condimento, é considerada como um estimulante e afrodisíaco, porque eleva a pressão sangüínea. É usada, ainda, em lavagens no combate a germes que atacam o couro cabeludo.
Arruda- é freqüentemente utilizada em forma de cataplasma nas dores reumáticas e nas nevralgias.O cozimento desta erva com um pouco de vinagre é empregado somente para lavar os cabelos. Ajuda a matar piolhos.
Nabo- cuja raiz constitui um alimento muito nutritivo, atua nas funções do sistema gastrintestinal, auxiliando a digestão e o trânsito dos alimentos no estômago e no intestino.Além de ser eficaz no tratamento das gengivites e amidalites, o nabo também fortalece os rins e aumenta a produção dos hormônios sexuais.Sua ação auxilia na prevenção da hipertensão arterial sobre as lesões vasculares e promove uma limpeza no sangue, evitando o envelhecimento das células do corpo.
Pepino-Rico em potássio, o pepino elimina o excesso de sólido e os catabólicos, limpando o sangue, principalmente do ácido úrico. Isso auxilia na melhora das funções de todos os órgãos. Além de promover a diurese e a limpeza do sangue, age neutralizando e eliminando as toxinas do organismo. Para desintoxicar o sangue, a dica é fazer um delicioso suco de pepino com cenoura. Seu uso também é empregado externamente sobre rachaduras causadas pelo frio e sobre as espinhas.Sua ação refrescante auxilia a eliminar o calor e a umedecer a pele.
A couve, por ser rica em vitaminas e sais minerais, é um vegetal muito importante na alimentação e na prevenção e cura de várias enfermidades.O suco extraído de suas folhas age fortalecendo e evitando a queda dos cabelos, cura úlceras gástricas e age como vermífugo. Cozida, seu caldo é indicado nas afecções da pele, tosse, rouquidão e nas enfermidades pulmonares. A couve é usada em forma de cataplasma nas úlceras varicosas e feridas crônicas, obtendo grande êxito.
A alface- promove a circulação de energia do organismo, evita as estagnações que podem ocorrer no trair to digestivo (dores abdominais e diarréias) e no fígado. Suas propriedades também ajudam a combater a insônia, a vertigem a icterícia e o reumatismo. A alface merece um especial interesse, não só pelo seu valor alimentício, mas também por suas virtudes medicinais.
Arruda- é freqüentemente utilizada em forma de cataplasma nas dores reumáticas e nas nevralgias.O cozimento desta erva com um pouco de vinagre é empregado somente para lavar os cabelos. Ajuda a matar piolhos.
Nabo- cuja raiz constitui um alimento muito nutritivo, atua nas funções do sistema gastrintestinal, auxiliando a digestão e o trânsito dos alimentos no estômago e no intestino.Além de ser eficaz no tratamento das gengivites e amidalites, o nabo também fortalece os rins e aumenta a produção dos hormônios sexuais.Sua ação auxilia na prevenção da hipertensão arterial sobre as lesões vasculares e promove uma limpeza no sangue, evitando o envelhecimento das células do corpo.
Pepino-Rico em potássio, o pepino elimina o excesso de sólido e os catabólicos, limpando o sangue, principalmente do ácido úrico. Isso auxilia na melhora das funções de todos os órgãos. Além de promover a diurese e a limpeza do sangue, age neutralizando e eliminando as toxinas do organismo. Para desintoxicar o sangue, a dica é fazer um delicioso suco de pepino com cenoura. Seu uso também é empregado externamente sobre rachaduras causadas pelo frio e sobre as espinhas.Sua ação refrescante auxilia a eliminar o calor e a umedecer a pele.
A couve, por ser rica em vitaminas e sais minerais, é um vegetal muito importante na alimentação e na prevenção e cura de várias enfermidades.O suco extraído de suas folhas age fortalecendo e evitando a queda dos cabelos, cura úlceras gástricas e age como vermífugo. Cozida, seu caldo é indicado nas afecções da pele, tosse, rouquidão e nas enfermidades pulmonares. A couve é usada em forma de cataplasma nas úlceras varicosas e feridas crônicas, obtendo grande êxito.
A alface- promove a circulação de energia do organismo, evita as estagnações que podem ocorrer no trair to digestivo (dores abdominais e diarréias) e no fígado. Suas propriedades também ajudam a combater a insônia, a vertigem a icterícia e o reumatismo. A alface merece um especial interesse, não só pelo seu valor alimentício, mas também por suas virtudes medicinais.
Abóbora ou Jerimum, fruto da aboboreira, é uma designação popular atribuída a diversas espécies de plantas da família Cucurbitaceae (ordem Cucurbitales), nomeadamente às classificadas nos géneros:
Existem vários tipos de abóboras, que variam de tamanho, formato, cor e peso. As que apresentam melhor qualidade são as de casca dura, polpa rígida, pequenas I e pesadas. A casca das abóboras contém grandes quantidades de clorofila, necessária à produção de sangue.A abóbora tem ação fortalecedora sobre os rins, promove o aumento da diurese e age sobre a próstata, diminuindo ou evitando a hipertrofia da mesma. A abóbora é de fácil digestão e age regulando a função do intestino, fortalecendo o pâncreas e trabalhando no aumento da produção de insulina.Contém grande quantidade de ferro, cálcio e fósforo. Ingerindo a abóbora crua, obtêm-se 10% de aproveitamento dos carotenos, cozida em água 30%, e cozida em óleo vegetal sobe para 90% o aproveitamento.
Vamos utilizar as plantas!!!!!!!!
Sistema Digestório
Aparelho digestivo
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Aparelho digestório humano.
O aparelho digestivo ou digestório ou ainda sistema digestório é o sistema que, nos humanos, é responsável por obter dos alimentos ingeridos os nutrientes necessários às diferentes funções do organismo, como crescimento, energia para reprodução, locomoção, etc. É composto por um conjunto de órgãos que têm por função a realização da digestão.
1 Divisões
1.1 Trato gastrointestinal superior
1.2 Trato gastrointestinal inferior
1.3 Glândulas acessórias
2 Ver também
O tubo digestivo é dividido em trato gastrointestinal superior, trato gastrointestinal inferior e glândulas acessórias
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Aparelho digestório humano.
O aparelho digestivo ou digestório ou ainda sistema digestório é o sistema que, nos humanos, é responsável por obter dos alimentos ingeridos os nutrientes necessários às diferentes funções do organismo, como crescimento, energia para reprodução, locomoção, etc. É composto por um conjunto de órgãos que têm por função a realização da digestão.
1 Divisões
1.1 Trato gastrointestinal superior
1.2 Trato gastrointestinal inferior
1.3 Glândulas acessórias
2 Ver também
O tubo digestivo é dividido em trato gastrointestinal superior, trato gastrointestinal inferior e glândulas acessórias
Trato gastrointestinal superior
Boca: onde ocorre o processo de mastigação que junto da salivação, secreção das glândulas salivares (água, muco e enzima), degradam o amido, ação da ptialina (que inicia o processo de digestão dos carboidratos presente no alimento), em maltose.
Faringe: Auxilia no processo de deglutição (ato de engolir).
Esôfago: Canal de passagem aonde o bolo alimentar é empurrado por meio de contrações musculares (movimentos peristálticos) até o estômago.
Estômago: Começa o processo de quimificação, aonde atua a pepsina, enzima que transforma (quebra) as proteínas em peptídeos (cadeias menores de aminoácidos). O estômago é um órgão em formato de bolsa com o ph em torno de 2 (muito ácido). Ele pode ficar horas misturando o bolo alimentar em seu interior com a secreção gástrica (água, muco, ácido clorídrico e enzimas). O bolo alimentar torna-se mais líquido e ácido passando a se chamar quimo e vai sendo, aos poucos, encaminhado para o duodeno.
Trato gastrointestinal inferior
Intestino
Intestino delgado: São produzidas em sua parede as enzimas: peptidase (digestão de proteínas), maltase (digere a maltose), lactase (digere a lactose) e a sacarase (digere a sacarose). A superfície interna, ou mucosa, dessa região, apresenta, além de inúmeros dobramentos maiores, milhões de pequenas dobras, chamadas vilosidades (aumenta a superfície de absorção intestinal). As membranas das próprias células do epitélio intestinal apresentam, por sua vez, dobrinhas microscópicas denominadas microvilosidades. O intestino delgado também absorve a água ingerida, os íons e as vitaminas. Ele se divide em duodeno, jejuno e íleon.
Duodeno: Dividido em quatro partes com forma de C, é no duodeno que o suco pancreático (neutraliza acidez do quimo e faz a digestão de proteínas, de carboidratos e de gorduras) e a secreção biliar (emulsificação de gorduras) agem atacando a quimo e a transformando em quilo. Possuí as glândulas de Brunner que secretam muco nas paredes do intestino delgado.
Jejuno: Começa a absorção dos nutrientes. Faz continuação ao duodeno, recebe este nome porque sempre que é aberto se apresenta vazio.
Íleo: É o último segmento do intestino delgado que faz continuação ao jejuno. Recebe este nome por relação com osso ilíaco. É mais estreito e suas túnicas são mais finas e menos vascularizadas que o jejuno.
Intestino grosso: Dividido em 4 partes: ceco (cecum), cólon , apêndice e o reto. É o local de absorção de água, tanto a ingerida quanto a das secreções digestivas. Glândulas da mucosa do intestino grosso secretam muco, que lubrifica as fezes, facilitando seu trânsito e eliminação pelo ânus. Fortíssimas ondas peristálticas, denominadas ondas de massa, ocorrem eventualmente e são capazes de propelir o bolo fecal, que se solidifica cada vez mais, em direção às porções finais do tubo digestório: os cólons, sigmóide e reto.
Apêndice: É uma pequena extensão tubular terminada em fundo cego.
Ceco: É a porção inicial do intestino grosso segmento de maior calibre, que se comunica com o íleo. Para impedir o refluxo do material proveniente do intestino delgado, existe uma válvula localizada na junção do íleo com o ceco - válvula ileocecal. No fundo do ceco encontramos uma ponta chamada apêndice cecóide ou vermicular.
Cólon: É a região intermediária, um segmento que se prolonga do ceco até o ânus.
Sigmóide
Reto: É a parte final do tubo digestivo e termina-se no canal anal. Ele possui geralmente 3 pregas em seu interior e é uma região bem vascularizada. Pode ser avaliado através do toque retal, retoscopia ou retosigmoideoscopia. É no canal anal que ocorrem as hemorróidas que nada mais são que varizes nas veias retais inferiores.
Ânus: Controla a saída das fezes, localizado na extremidade do intestino grosso
Boca: onde ocorre o processo de mastigação que junto da salivação, secreção das glândulas salivares (água, muco e enzima), degradam o amido, ação da ptialina (que inicia o processo de digestão dos carboidratos presente no alimento), em maltose.
Faringe: Auxilia no processo de deglutição (ato de engolir).
Esôfago: Canal de passagem aonde o bolo alimentar é empurrado por meio de contrações musculares (movimentos peristálticos) até o estômago.
Estômago: Começa o processo de quimificação, aonde atua a pepsina, enzima que transforma (quebra) as proteínas em peptídeos (cadeias menores de aminoácidos). O estômago é um órgão em formato de bolsa com o ph em torno de 2 (muito ácido). Ele pode ficar horas misturando o bolo alimentar em seu interior com a secreção gástrica (água, muco, ácido clorídrico e enzimas). O bolo alimentar torna-se mais líquido e ácido passando a se chamar quimo e vai sendo, aos poucos, encaminhado para o duodeno.
Trato gastrointestinal inferior
Intestino
Intestino delgado: São produzidas em sua parede as enzimas: peptidase (digestão de proteínas), maltase (digere a maltose), lactase (digere a lactose) e a sacarase (digere a sacarose). A superfície interna, ou mucosa, dessa região, apresenta, além de inúmeros dobramentos maiores, milhões de pequenas dobras, chamadas vilosidades (aumenta a superfície de absorção intestinal). As membranas das próprias células do epitélio intestinal apresentam, por sua vez, dobrinhas microscópicas denominadas microvilosidades. O intestino delgado também absorve a água ingerida, os íons e as vitaminas. Ele se divide em duodeno, jejuno e íleon.
Duodeno: Dividido em quatro partes com forma de C, é no duodeno que o suco pancreático (neutraliza acidez do quimo e faz a digestão de proteínas, de carboidratos e de gorduras) e a secreção biliar (emulsificação de gorduras) agem atacando a quimo e a transformando em quilo. Possuí as glândulas de Brunner que secretam muco nas paredes do intestino delgado.
Jejuno: Começa a absorção dos nutrientes. Faz continuação ao duodeno, recebe este nome porque sempre que é aberto se apresenta vazio.
Íleo: É o último segmento do intestino delgado que faz continuação ao jejuno. Recebe este nome por relação com osso ilíaco. É mais estreito e suas túnicas são mais finas e menos vascularizadas que o jejuno.
Intestino grosso: Dividido em 4 partes: ceco (cecum), cólon , apêndice e o reto. É o local de absorção de água, tanto a ingerida quanto a das secreções digestivas. Glândulas da mucosa do intestino grosso secretam muco, que lubrifica as fezes, facilitando seu trânsito e eliminação pelo ânus. Fortíssimas ondas peristálticas, denominadas ondas de massa, ocorrem eventualmente e são capazes de propelir o bolo fecal, que se solidifica cada vez mais, em direção às porções finais do tubo digestório: os cólons, sigmóide e reto.
Apêndice: É uma pequena extensão tubular terminada em fundo cego.
Ceco: É a porção inicial do intestino grosso segmento de maior calibre, que se comunica com o íleo. Para impedir o refluxo do material proveniente do intestino delgado, existe uma válvula localizada na junção do íleo com o ceco - válvula ileocecal. No fundo do ceco encontramos uma ponta chamada apêndice cecóide ou vermicular.
Cólon: É a região intermediária, um segmento que se prolonga do ceco até o ânus.
Sigmóide
Reto: É a parte final do tubo digestivo e termina-se no canal anal. Ele possui geralmente 3 pregas em seu interior e é uma região bem vascularizada. Pode ser avaliado através do toque retal, retoscopia ou retosigmoideoscopia. É no canal anal que ocorrem as hemorróidas que nada mais são que varizes nas veias retais inferiores.
Ânus: Controla a saída das fezes, localizado na extremidade do intestino grosso
Glândulas acessórias
Ao tubo digestivo estão associadas glândulas que produzem sucos digestivos ricos em enzimas e outras substâncias que ajudam a dissolver os alimentos. O fígado intervem, ainda que não produza qualquer suco digestivo mas, sim, a bílis que funciona como emulsificante (ajuda a quebrar a gordura em gotas de pequena dimensão, de forma a facilitar a absorção, ou seja, a digestão). As glândulas/órgãos/estruturas anexas são :
Glândulas salivares
Glândulas pubianas (na pele do púbis)
Glândulas gástricas (na parede interna do estômago)
Glândulas intestinais (na parede interna do intestino delgado)
Pâncreas
Fígado
Ao tubo digestivo estão associadas glândulas que produzem sucos digestivos ricos em enzimas e outras substâncias que ajudam a dissolver os alimentos. O fígado intervem, ainda que não produza qualquer suco digestivo mas, sim, a bílis que funciona como emulsificante (ajuda a quebrar a gordura em gotas de pequena dimensão, de forma a facilitar a absorção, ou seja, a digestão). As glândulas/órgãos/estruturas anexas são :
Glândulas salivares
Glândulas pubianas (na pele do púbis)
Glândulas gástricas (na parede interna do estômago)
Glândulas intestinais (na parede interna do intestino delgado)
Pâncreas
Fígado
Assinar:
Postagens (Atom)